Publication Date: 14/01/2026

Student and faculty awarded with Best Paper Award at ITC 25

O artigo intitulado “Sensory Marketing in a Festive Context: Guest Satisfaction and Behavioural Intentions during Christmas in Madeira”, da autoria de Mário Cunha, Mara Franco e Nuno Almeida, respetivamente estudante e docentes do Mestrado em Gestão Hoteleira da Escola Superior de Tecnologias e Gestão da Universidade da Madeira, foi distinguido com o Best Paper Award, no International Tourism Congress (ITC 25), realizado entre os dias 26 e 28 de novembro, na Escola Superior de Hotelaria e Turismo, em Vila do Conde.
O trabalho premiado analisou o impacto do marketing sensorial na satisfação dos hóspedes e a influência dessa satisfação nas intenções pós-estadia. Os resultados confirmaram que os estímulos visuais, auditivos e gustativos exercem uma influência significativa na satisfação dos hóspedes, enquanto os estímulos olfativos e hápticos não demonstraram efeitos significativos. Verificou-se ainda que satisfação dos hóspedes apresenta um impacto muito forte e positivo tanto nas intenções de regresso como como na propensão para deixar avaliações positivas.
O estudo contribui para a clarificação da influência relativa de modalidades sensoriais específicas e, do ponto de vista prático, oferece recomendações acionáveis para gestores que procuram conceber ambientes de serviço que aumentem a satisfação, fomentem a lealdade e reforcem a competitividade num mercado saturado.
A investigação contribui para uma melhor compreensão do papel das diferentes dimensões sensoriais na experiência turística e apresenta recomendações práticas para gestores do setor, visando a conceção de ambientes de serviço que aumentem a satisfação dos clientes, promovam a lealdade e reforcem a competitividade num mercado turístico cada vez mais exigente.
O Congresso Internacional de Turismo (ITC) é um encontro científico anual promovido pelo CiTUR - Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo. A edição de 2025 constituiu uma excelente oportunidade para académicos, mestrandos e doutorandos apresentarem e discutirem experiências nacionais e internacionais relacionadas com a sustentabilidade e o desenvolvimento de destinos turísticos.