Publication Date: 29/09/2021

Influencer for the Environment in the Project ‘UMa Família, Um Planeta’

Projeto ‘UMa Família, Um Planeta’


Participa como Influencer pelo Ambiente


No âmbito do Projeto ‘UMa Família, Um Planeta’, que se iniciou recentemente na Universidade da Madeira e que tem por objetivo promover a literacia/cultura ambiental, estamos a lançar o desafio a toda a Comunidade Académica (alunos, docentes e funcionários) para que se inscrevam como Influencers pelo Ambiente e, ao longo do presente ano letivo, adotem um conjunto de boas práticas ambientais, divulgando-as junto de colegas, amigos e familiares, através do exemplo e de interações sociais. Ao inscrever-se , poderá participar em uma pequena formação/sensibilização, receberá alguns recursos e será convidado a seguir uma metodologia simples na sua ação como agente de um processo socioeducativo.



Sendo Influencer pelo Ambiente do Projeto ‘UMa Família, Um Planeta’, poderá também, se estiver disponível para um envolvimento mais coletivo, participar na iniciativa ‘Famílias pelo Planeta’.



Contamos consigo, e o Planeta também!



Saiba mais…



O que é o Projeto ‘UMa Família, Um Planeta’?



É um projeto de educação ambiental iniciado na Universidade da Madeira com a abertura do ano letivo 2021/2022 e que foi selecionado para cofinanciamento pelo Fundo Ambiental e pelo Ministério do Ambiente e Ação Climática, através do concurso para “apoiar uma nova cultura ambiental, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020- Produção e Consumo Sustentáveis”. Este projeto inovador tem por objetivo promover a literacia e a cultura ambiental relativamente à economia circular, em particular no desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e comportamentos que suportem, individual e coletivamente, um consumo mais sustentável. Para dar suporte a uma abordagem socioeducativa que promova literacia e cultura ambiental, o projeto ‘UMa Família, Um Planeta’ aposta no desenvolvimento de diversas iniciativas que terão lugar no Campus Universitário, nomeadamente a criação de um Circuito Ambiental, dinâmicas teatrais de sensibilização, exposições, debates e ações de formação, procurando promover hábitos sustentáveis como a utilização de copos e garrafas reutilizáveis, a prevenção do desperdício alimentar, a correta separação dos resíduos para reciclagem, assim como o uso eficiente dos recursos naturais, nomeadamente a água. Na abordagem estratégica do Projeto assume particular importância a constituição de um grupo de voluntários (Influencers pelo Ambiente) que irá desempenhar um papel socioeducativo na dinamização da Comunidade Académica e das suas próprias famílias.



Quem são os Influencers pelo Ambiente?



São voluntários que participam no Projeto ‘UMa Família, Um Planeta’, de entre alunos, docentes e funcionários da Universidade da Madeira, ou outros, adotando boas práticas ambientais e divulgando-as junto de colegas, amigos e familiares, através do exemplo e de interações sociais.