Publication Date: 05/01/2026

Researchers from the University of Madeira awarded with Best Paper Award at international design conference

O trabalho realizado no âmbito do projeto BioMask, liderado pelo Prof. Dr. Shujoy Chakraborty da Universidade da Madeira (UMa), foi distinguido com o prémio Best Paper Award no track Circular – Sustainable Design no congresso mundial IASDR 2025, organizado pela Associação Internacional de Sociedades de Investigação em Design (IASDR), um dos mais prestigiados eventos científicos mundiais na área do design, que decorreu em Taipei entre 2 e 5 de dezembro de 2025.

O trabalho premiado, intitulado “Insights on Designing a Novel 99% Biodegradable BioMask through Interdisciplinary Applied Research”, apresentou os principais resultados e conhecimentos gerados no âmbito do projeto BioMask, financiado por fundos FEDER através do concurso ProCiência Madeira 14-20 e executado entre 2022 e 2023 por uma equipa multidisciplinar de diferentes instituições de ensino superior. Além do Prof. Dr. Shujoy Chakraborty, completam a equipa da UMa a Prof.ª Drª Rosa Henriques de Gouveia, Presidente da Faculdade de Ciências da Vida e professora do Ciclo Básico do Mestrado Integrado em Medicina, e a Prof.ª Drª Professora Marta Ornelas, Diretora do Ciclo Básico do Mestrado Integrado em Medicina. Participaram ainda o Dr. Harshit Jain, Doutorando do Departamento de Design do IITDelhi), o Prof. Dr. Dirk Loyens do instituto Politécnico do Porto e o Prof. Dr. Jeremy Aston do ESAD – IDEA.

 O trabalho distingue-se pela abordagem interdisciplinar e pelo contributo inovador no desenvolvimento de uma máscara 99% biodegradável, enquadrada nos princípios da economia circular e do design sustentável.

O IASDR, agrega algumas das mais relevantes sociedades científicas de design a nível mundial, incluindo a Design Research Society (Reino Unido), o Chinese Institute of Design (CID), a Japanese Society for the Science of Design (JSSD) e a Korean Society for Design Science (KSDS). A edição de 2025, organizada pelo Taiwan Design Research Institute (TDRI), teve como tema central “Design Next”, focando iniciativas de investigação e inovação que procuram antecipar o futuro do design à escala global.

Esta foi a maior edição da história do IASDR, que assinala 20 anos de existência, com 1.120 submissões distribuídas por 12 temáticas, cerca de 520 artigos aceites (taxa de aceitação de 46%), participação de cerca de 100 universidades de referência da Europa, Ásia, Ásia-Pacífico Austrália e Estados Unidos, integrando investigadores de 40 nacionalidades.

Este reconhecimento internacional projeta não só a Universidade da Madeira, mas também a Região Autónoma da Madeira e Portugal na comunidade global de investigação e ensino superior em design, reforçando a visibilidade da investigação desenvolvida em áreas emergentes como o design sustentável, a inovação em materiais e a economia circular.

Fotografias © Taiwan Design Research Institute (TDRI)