Data de publicação: 05/01/2026
Investigadores da Universidade da Madeira distinguidos com Best Paper Award em congresso internacional de design
O trabalho premiado, intitulado “Insights on Designing a Novel 99% Biodegradable BioMask through Interdisciplinary Applied Research”, apresentou os principais resultados e conhecimentos gerados no âmbito do projeto BioMask, financiado por fundos FEDER através do concurso ProCiência Madeira 14-20 e executado entre 2022 e 2023 por uma equipa multidisciplinar de diferentes instituições de ensino superior. Além do Prof. Dr. Shujoy Chakraborty, completam a equipa da UMa a Prof.ª Drª Rosa Henriques de Gouveia, Presidente da Faculdade de Ciências da Vida e professora do Ciclo Básico do Mestrado Integrado em Medicina, e a Prof.ª Drª Professora Marta Ornelas, Diretora do Ciclo Básico do Mestrado Integrado em Medicina. Participaram ainda o Dr. Harshit Jain, Doutorando do Departamento de Design do IITDelhi), o Prof. Dr. Dirk Loyens do instituto Politécnico do Porto e o Prof. Dr. Jeremy Aston do ESAD – IDEA.
O trabalho distingue-se pela abordagem interdisciplinar e pelo contributo inovador no desenvolvimento de uma máscara 99% biodegradável, enquadrada nos princípios da economia circular e do design sustentável.
O IASDR, agrega algumas das mais relevantes sociedades científicas de design a nível mundial, incluindo a Design Research Society (Reino Unido), o Chinese Institute of Design (CID), a Japanese Society for the Science of Design (JSSD) e a Korean Society for Design Science (KSDS). A edição de 2025, organizada pelo Taiwan Design Research Institute (TDRI), teve como tema central “Design Next”, focando iniciativas de investigação e inovação que procuram antecipar o futuro do design à escala global.
Esta foi a maior edição da história do IASDR, que assinala 20 anos de existência, com 1.120 submissões distribuídas por 12 temáticas, cerca de 520 artigos aceites (taxa de aceitação de 46%), participação de cerca de 100 universidades de referência da Europa, Ásia, Ásia-Pacífico Austrália e Estados Unidos, integrando investigadores de 40 nacionalidades.
Este reconhecimento internacional projeta não só a Universidade da Madeira, mas também a Região Autónoma da Madeira e Portugal na comunidade global de investigação e ensino superior em design, reforçando a visibilidade da investigação desenvolvida em áreas emergentes como o design sustentável, a inovação em materiais e a economia circular.
Fotografias © Taiwan Design Research Institute (TDRI)
Data de publicação: 05/01/2026
Investigadores da Universidade da Madeira distinguidos com Best Paper Award em congresso internacional de designData de publicação: 05/01/2026
UMa firma parceria com universidade colombiana na área das Ciências do DesportoData de publicação: 19/12/2025
Docente da Universidade da Madeira ministra palestra sobre a Engenharia versus a CidadaniaData de publicação: 16/12/2025
Apresentação do Projeto Atelier 77Data de publicação: 15/12/2025
CQM integra projeto europeu FOCUS-4R, classificado em 1º lugar no concurso ERA Talents do Horizonte EuropaData de publicação: 11/12/2025
Palestra: A Engenharia Física e Computacional na indústria de alta tecnologia - CANCELADOData de publicação: 11/12/2025
Conferência: Narrativas do Atlântico: A Baleação nos Açores através dos Olhos dos ViajantesData de publicação: 09/12/2025
Data de publicação: 03/03/2025
CQM ensaia nova estratégia operacional no seu Laboratório do FuturoData de publicação: 13/07/2020
Candidaturas aos CTeSP 2025/2026Data de publicação: 18/07/2025
Curta de antigo estudante da UMa vence Prémio de "melhor filme" no Cinedita 24Data de publicação: 23/05/2024
Seminário: UMa Ação Voluntária IIData de publicação: 11/10/2024
Universidade da Madeira e Fundação Belmiro de Azevedo convergem esforços para ajudar as tartarugas marinhas da RAMData de publicação: 12/07/2023
II Workshop Cuidados Paliativos: da ciência e da experiênciaData de publicação: 23/01/2023
Semifinal da Madeira das Olimpíadas de Química MaisData de publicação: 13/03/2025