Publication Date: 02/12/2022

III Conference on Insularities

A Universidade da Madeira, através da Faculdade de Artes e Humanidades, promove no próximo dia 9 de dezembro a IV Jornada - Insularidades , subordinada ao tema "Lugares. Cruzamentos. Desafios"

O evento está inserido no âmbito do Doutoramento em Literaturas e Culturas Insulares e irá decorrer no Anfiteatro1 (Campus da Penteada), entre as 17h30 e as 20h00.

O Doutoramento em Literaturas e Culturas Insulares é um 3.º ciclo de estudos interuniversitário, que tem por base um acordo estabelecido entre três universidades insulares e periféricas – Universidade dos Açores, a Universidade da Madeira, a Universidade da Córsega –, e uma instituição universitária central com um extenso historial de estudo das realidades insulares, o INALCO (Sorbonne Paris-Cité).

PROGRAMA
17h30 - Sessão de Abertura
Reitor da Universidade da Madeira, Prof. Doutor Sílvio Fernandes
Presidente da Faculdade de Artes e Humanidades, Prof. Doutor Joaquim Pinheiro;
Diretora do Doutoramento em Literaturas e Culturas Insulares, Prof.ª Doutora Leonor Martins Coelho

1ª SESSÃO: Moderação de Anne Martina Emonts (UMa/CECC)
17h45 – 18h30: "Other Places, Other Times: Reflections on the Temporality of Islands in Literature and the Sciences" – Prof. Doutor Christian Moser (Cátedra e Direção em Literatura Comparada, Universidade de Bona, Alemanha)

18h30 – 18h45: Debate

2ª SESSÃO: Moderação de Ana Isabel Moniz (UMa/CECcomp)
18h45 – 19h15: "Santuário na desolação. Cinema de Ingmar Bergman na ilha de Fårö" – Pau Pascual (UMa/Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura [ID+]Portugal)

19h15 – 19h30: “Irisches Tagebuch de Heinrich Böll (1957): a reinvenção do homem, do tempo e do lugar, ou a ilha como alter-lugar da Alemanha do pós-Guerra – Breve apresentação do projeto” – Patrícia Teles (Docente na Faculdade de Artes e Humanidades/UMa e Doutoranda em Literaturas e Culturas Insulares)

19h30 – 19h45: “Culturas e Identidades em Diálogo. Entre A Amazônia e a Ilha da Madeira: A Ayahuasca – Um Estudo sobre possibilidades de Interação. Breve apresentação do projecto” – Delta Paula Melo (Doutoranda em Literaturas e Culturas Insulares)

19h-45 –20h: Debate
Encerramento