Publication Date: 19/10/2017
Lançamento da revista Translocal - Culturas Contemporâneas Locais e Urbanas
Editada no Funchal, numa parceria entre o Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da Universidade da Madeira (UMa-CIERL) e a Câmara Municipal do Funchal (CMF), TRANSLOCAL. Culturas Contemporâneas Locais e Urbanas tomará como topos particular de interesse o Funchal, para, a partir daqui, pensar (com) outras realidades culturais locais e urbanas.
Deste modo, a revista estimulará a produção de conhecimento numa das áreas transdisciplinares estruturantes do UMa-CIERL: os Estudos Locais. Simultaneamente, cumprirá duas das orientações estratégicas deste centro de investigação da Universidade da Madeira:
1. promover uma maior e mais eficiente integração do trabalho académico desenvolvido pelo UMa-CIERL na tessitura social, económica, cultural e política da RAM, promovendo trabalhos individuais e projetos coletivos orientados pelos princípios do rigor, da qualidade e da exigência científicos, mas também pelo princípio da responsabilidade social atribuível à construção do saber académico;
2. estimular a cooperação interinstitucional, seja com parceiros académicos nacionais e internacionais, seja com instituições não académicas locais, regionais, nacionais ou estrangeiras.
De igual forma, TRANSLOCAL. Culturas Contemporâneas Locais e Urbanas, será um instrumento de comunicação, divulgação e estudo crítico, que se quer movimentar entre a designada alta cultura e a cultura de massas, estabelecendo pontes e divulgando conteúdos que promovam a reflexão crítica sobre temáticas culturais locais e urbanas. Assumir-se-á como componente ativa no fenómeno de marketing social relativo às dinâmicas culturais da cidade do Funchal junto de públicos regionais, nacionais e internacionais, contendo em si, deste modo, o potencial de vir a ser quer um suporte de aconselhamento relativamente às políticas culturais da CMF, quer um fator de estímulo à inovação cultural no município.
O modelo das cidades inteligentes, hoje tido como paradigma de boas práticas na administração local, exige o desenvolvimento de uma continuada cooperação dos órgãos de poder, das diversas instituições e das empresas locais e urbanas com as universidades e os centros de investigação. O desenvolvimento desta parceria entre o Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais e a Câmara Municipal do Funchal visa também contribuir para o desenvolvimento, no Funchal, dessas boas práticas.
FORMATO
TRANSLOCAL. Culturas Contemporâneas Locais e Urbanas será uma publicação temática em linha, com atualização regular de conteúdos e com uma edição anual em papel. O formato em linha, disponível no website da CMF a partir do próximo outono, funcionará como plataforma de divulgação e comunicação da revista, permitindo, assim, promover de forma crítica e construtiva atividades e temas considerados relevantes.
O tema anual da revista será definido pela sua coordenação, depois de esta consultar a Comissão de Leitores, a Comissão Externa de Aconselhamento e os responsáveis pelo pelouro da Cultura da CMF. Depois de selecionado o tema de capa anual, a Coordenação da revista publicará nos circuitos académicos, artísticos e culturais um convite à publicação em língua portuguesa e em língua inglesa. As propostas de trabalhos a publicar serão objeto de avaliação por pares, entre os membros da Comissão de Leitura da revista
PERIOCIDADE
A plataforma online será atualizada trimestralmente, com a introdução de conteúdos inéditos. O n.º 1 da revista será lançado no outono de 2017, com a apresentação pública da plataforma online.
Publication Date: 08/04/2026
Seminar Postgraduate Studies on Digital Communication: Artificial Intelligence AgentsPublication Date: 07/04/2026
World Health DayPublication Date: 07/04/2026
World Health Day: - Espaço Saúde +Publication Date: 07/04/2026
World Physical Activity Day 2026 - Espaço Saúde +Publication Date: 06/04/2026
World Autism Awareness Day - Espaço Saúde +Publication Date: 02/04/2026
Seminar: Scientific Presentations 101: Some (Hopefully Useful) TipsPublication Date: 31/03/2026
Seminar Postgraduate Studies on Digital Communication: University, Communication and Artificial IntelligencePublication Date: 31/03/2026
Publication Date: 15/07/2024
Research Topics in Regional and Local Studies: Field Trip + Earth HourPublication Date: 25/03/2026
Seminar: Training in pedagogical skillsPublication Date: 17/06/2025
Book presentation “Escrito a Pedra e Ínsulas ...Entre Funchal e Veneza” by Irene Lucília AndradePublication Date: 29/11/2024
Ilha dos Amores, Aqui - Entre sabores e saberes, navega a poesia de CamõesPublication Date: 22/04/2025
Acess to Higher Education for Students over 23 years old 2025/2026Publication Date: 07/03/2025
Applications for International Students 2024/2025 - Undergraduate Degrees - Additional application phasePublication Date: 07/08/2024
Book Launch: Gynaikeia. Colectânea de Textos Antigos de GinecologiaPublication Date: 27/01/2023