Publication Date: 24/01/2019

Madeira hosts the largest National Congress in the field of Communication

Pela primeira vez, o XI Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM) realizar-se-á na Madeira e terá a Universidade da Madeira como anfitriã.

O Congresso ocorrerá em novembro de 2019 e reunirá, durante três dias, os investigadores, profissionais e estudantes de Ciências da Comunicação e de outras áreas do saber afins, sendo o maior fórum de debate, discussão e investigação nesta área em Portugal.

Os trabalhos são repartidos por vinte áreas de especialização desde Jornalismo, Publicidade, ou Comunicação Organizacional e Institucional, passando pela Comunicação, Turismo e Território, até à Comunicação Política e à Retórica.

Nesta edição do SOPCOM, pretende-se pôr em perspetiva caminhos emergentes, associando a Comunicação ao Turismo e à Cultura. Como tal, os participantes são convidados a desenvolver uma reflexão interdisciplinar, não só sobre o papel da Comunicação na dinamização do Turismo como também sobre a Comunicação e o Turismo como expressões da Cultura.

Os interessados em participar no evento com comunicações ou posters podem submeter as suas propostas até 31 de março, através do site do congresso http://sopcom2019.pt/.

Em termos académicos, a área das Ciências da Comunicação é uma área recente em Portugal, quando comparada com outras, tendo o primeiro curso – na altura denominado de Comunicação Social – sido lançado em 1979, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.