Publication Date: 16/10/2025

CQM welcomes a new Assistant Researcher

O Centro de Química da Madeira (CQM) informa que, na 7.ª edição do Concurso de Estímulo ao Emprego Científico Individual da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), foi aprovado mais um contrato de Investigador Auxiliar, em que o CQM é a instituição de acolhimento.

A investigadora Oriana Marques foi distinguida neste concurso altamente competitivo, no qual apenas 14,4% das candidaturas foram bem-sucedidas, reforçando a excelência científica e o elevado potencial da proposta aprovada.

Após oito anos na Universidade de Heidelberg e no Laboratório Europeu de Biologia Molecular (EMBL), na Alemanha, onde se afirmou como especialista em metabolismo do ferro e doenças inflamatórias, a Dra. Oriana Marques regressa agora a Portugal para dar continuidade, no CQM, à sua investigação.

O contrato, com a duração de três anos, enquadra-se nas linhas estratégicas definidas pelo CQM para os próximos anos e permitirá o desenvolvimento de terapias inovadoras baseadas em nanopartículas para a Anemia de Inflamação, uma condição que afeta milhões de doentes em todo o mundo com doenças inflamatórias crónicas.

Este projeto combina a experiência consolidada do CQM no desenvolvimento de nanomateriais para aplicações biomédicas ao conhecimento especializado da Dra. Oriana Marques em biologia do ferro e regulação do sistema imunitário. O objetivo é criar nanopartículas “inteligentes” capazes de atuar seletivamente sobre células do sistema imunitário, restaurando os níveis adequados de ferro nos doentes e abrindo caminho a novas abordagens terapêuticas para a anemia associada a doenças autoimunes, cancro e outras condições inflamatórias crónicas.

Depois de, em concursos anteriores, já terem sido aprovadas duas outras posições de Investigador Auxiliar, este terceiro contrato financiado pela FCT representa um reconhecimento adicional e reforça a posição do CQM no panorama internacional da investigação biomédica e em nanomedicina, ao integrar na sua equipa uma investigadora altamente qualificada, com sólida experiência científica e colaborações estabelecidas com instituições internacionais de referência.