
Publication Date: 20/05/2025
The Programme for International Student Assessment (PISA) as an instrument for regulating education policies
O Edifício da Reitoria da Universidade da Madeira, no Colégio dos Jesuítas, vai acolher, esta sexta-feira, 23 de maio, às 14:30, a conferência “O ‘Programme for International Student Assessment’ (PISA) como instrumento de regulação das políticas educativas”.
A conferência, organizada com o apoio do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa), integra o ciclo de conferências “Comparativamente”, da Secção de Educação Comparada da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE-SEC) e será proferida pela Prof.ª Doutora Estela Costa, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
A participação é gratuita mediante inscrição prévia através do formulário disponível em https://forms.gle/pQdirjLh1jECaFUN7. No ato de inscrição, os interessados deverão selecionar a modalidade de participação (presencial ou on-line, via zoom).
Com início em abril de 2025, o ciclo “Comparativamente” da SPCE-SEC reúne académicos, investigadores, professores e estudantes interessados nas dinâmicas da educação em contextos variados, nacionais e internacionais, regionais e locais. Cada sessão é uma oportunidade para discutir temas emergentes, locais e globais, refletindo sobre práticas educativas e pedagógicas, políticas públicas de educação e desafios e oportunidades para a educação nos diferentes países e regiões, com um olhar particular para Portugal. Assumindo uma abordagem interdisciplinar e colaborativa, a iniciativa promove o diálogo e a partilha de conhecimento entre especialistas, reforçando o papel da Educação Comparada como um campo essencial na compreensão das complexidades e transformações educativas à escala mundial.
Atualmente, a Secção de Educação Comparada da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação é coordenada pelo Prof. Doutor Nuno Fraga, docente da Faculdade de Ciências Sociais da UMa e responsável pela linha de investigação de Administração Educacional do CIE-UMa.
Publication Date: 21/05/2025
The Programme for International Student Assessment (PISA) as an instrument for regulating education policiesPublication Date: 20/05/2025
Open Talk: Between exhibition and emotion: What happens when art is communicated differently?Publication Date: 20/05/2025
UMa and ULPGC prepare training practices for students from Equatorial Guinea under the HOST-EG projectPublication Date: 19/05/2025
World Hypertension Day - Espaço Saúde +Publication Date: 16/05/2025
Training Course: The importance of the various technical staff in the inclusion of students with special educational needs 2nd EditionPublication Date: 16/05/2025
Training Course: Recognising Diversity in Higher Education 2nd EdPublication Date: 16/05/2025
Workshop: Create your Curriculum Vitae - stand out!Publication Date: 15/05/2025
Publication Date: 23/05/2023
Poliempreende Contest 2024Publication Date: 02/09/2024
Decoration of Community Christmas Tree 2024Publication Date: 29/11/2024
Open Lecture: Linguistic devices in the language of advertisingPublication Date: 06/05/2025
E-book "Corpos que Dançam"Publication Date: 06/01/2022
Undergraduate Degrees 2022/ 2023 - National Competition for Access and Admission to Higher Education - 3rd PhasePublication Date: 19/07/2022
Enrolment for Students placed in the 3rd Call of the National Competition for access to Higher EducationPublication Date: 29/10/2021
BIP - How to Develop a Scientific/Research Article (Civil Engineering)? 2024Publication Date: 06/03/2024