
Publication Date: 06/06/2023
Panel Discussion and Presentation of the Handbook "Literacia em Saúde. Princípios e práticas"
“Literacia em saúde: Um desafio contínuo para as comunidades”. Este será o tema do painel marcado para o próximo dia 20 de junho, a partir das 14h30, no Auditório da Reitoria da Universidade da Madeira, no Colégio dos Jesuítas.
É uma iniciativa conjunta da Escola Superior de Saúde da Universidade da Madeira (ESS-UMa) e da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS), que tem como objetivo dotar os cidadãos, estudantes e os profissionais que atuam em prol da saúde, com conhecimentos mais aprofundados, motivando-os para serem proativos na construção de ambientes e sociedades mais saudáveis.
Com moderação de Isabel Fragoeiro (Presidente da ESS-UMa), o painel de discussão vai contar com Cristina Vaz Almeida e Susana Ramos (respetivamente, Presidente e Vice-Presidente da SPLS), Lucília Rodrigues (Psicóloga da Associação Alzheimer Portugal), Marina Castro (Adjunta da Direção de Enfermagem do SESARAM E.P.E), Gregório Magno Freitas (Docente da ESS-UMa), e com um representante dos estudantes do 1º ano do 1º Ciclo de Enfermagem.
Após o painel seguir-se-á o lançamento na Região Autónoma da Madeira, do 1º Manual de Literacia em Saúde em Portugal, coordenado pela Professoras Doutoras Cristina Vaz de Almeida e Isabel Fragoeiro, com o patrocínio da SPLS. Esta obra envolveu na sua construção um número substancial de autores, com formações diversificadas e complementares nas áreas educativas, da saúde e sociais, com formação e experiência na promoção da literacia em saúde. Teve também o apoio inestimável da PACTOR Editores.
A participação no Painel e Apresentação de Manual de Literacia em Saúde. Princípios e práticas requer inscrição prévia através do formulário disponível aqui.
O evento vai contar com a presença do Reitor da Universidade da Madeira, Sílvio Moreira Fernandes, e do Secretário Regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos.
Clique aqui para aceder à Galeria de Imagens.
Publication Date: 27/06/2025
Information session on Professional Traineeship ProgrammesPublication Date: 27/06/2025
International Day Against Drug Abuse and Illicit Trafficking - Espaço Saúde +Publication Date: 26/06/2025
Rector of the University of Madeira welcomes participants in intergenerational projectPublication Date: 26/06/2025
International Day of Yoga - Espaço Saúde +Publication Date: 20/06/2025
MathIA ProjectPublication Date: 18/06/2025
Training Course: University 4.0: Smart Strategies to Attract the Digital GenerationPublication Date: 18/06/2025
Exposições Finalistas 25 e "grafia & som" - Licenciatura em Artes VisuaisPublication Date: 18/06/2025
Publication Date: 10/12/2024
José Sílvio Moreira Fernandes elected Rector for the term 2025-2029Publication Date: 18/03/2025
Research Visit and Public Presentation of Artistic Work - Coded Movements: Artistic Explorations in the Age of Artificial IntelligencePublication Date: 11/03/2024
Registration Renewal 2023/2024Publication Date: 26/07/2023
Applications for Doctoral ProgrammesPublication Date: 05/04/2024
Applications for International Students 2024/2025 - Undergraduate DegreesPublication Date: 11/03/2024
Topics in Linguistics and related fields: projects and research avenuesPublication Date: 25/10/2021
Faculty and Students participate in the 2nd edition of the ‘Le choix Goncourt du Portugal 2024’ literary awardPublication Date: 14/05/2024