Publication Date: 28/07/2025

Participation of Faculty Members from the Department of Civil Engineering and Geology in International Conferences

No passado dia 19 de junho, Deesy Correia, Docente Auxiliar Convidada do DECG da UMa apresentou uma palestra intitulada “COMPARISON OF BASALT FIBERS PROPERTIES AS A FUNCTION ON THE GEOGRAPHICAL LOCATION - THE MADEIRA ISLAND BASALT ROCK CASE” no 7th International Conference on Natural Fibers (ICNF 2025), cujo Conference Chair foi o Professor Doutor Raul Fangueiro da Universidade do Minho, responsável pela Fibrenamics, em Portugal. Este congresso teve lugar no Eurostars Hotels Universal, em Lisboa, Portugal.

A palestra foi preparada com o auxílio dos seus co-autores, nomeadamente, a Professora Associada com Agregação, Susana Prada do DECG, que pertence à unidade de investigação do IVAR - Institute for Research in Volcanology and Risk Assessment, da Universidade dos Açores, e também pelo Professor Associado com Agregação, Luís Bernardo do DECA-UBI – Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura da Universidade da Beira Interior.

Os mesmos autores prepararam também uma segunda palestra, apresentada no dia 3 de julho no Congresso Materiais 2025, que juntou três momentos científicos num só evento: XXII Congresso da Sociedade Portuguesa de Materiais, XIII International Symposium on Materials e III Iberian Meeting on Materials Science 3. Para este evento, os autores apresentaram um trabalho intitulado “Reinforced Polymeric Composites with Basalt Fibers and Nanoparticles of Alumina Manufactured with Thermoplastic or Thermosetting Matrices for Civil Construction Applications – A Review”, no pavilhão da Engenharia Civil no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, Portugal.

É de salientar que ambos os trabalhos apresentados e publicados no livro das atas dos congressos fazem parte das tarefas orientadas pela Docente Susana Prada (DECG-UMa) e pelo Docente Luís Bernardo (DECA-UBI), aquando da co-orientação científica e orientação científica, respetivamente, da Docente Deesy Correia, no âmbito do segundo doutoramento que esta está a frequentar em Engenharia Civil, desde o ano letivo 2023/2024, na UBI.

Em 2012, a Docente Deesy Correia obteve o primeiro Doutoramento em Engenharia Mecânica na UBI, onde foi bolseira de investigação no C-MAST – Centre for Mechanical and Aerospace Sciences and Technologies. Atualmente, Deesy Correia torna a ser aluna de Doutoramento e integra o GeoBioTec – polo UBI, unidade de investigação onde também está inserido o seu atual orientador científico. Note-se que o GeoBioTec (Centro de GeoBiociências, Geotecnologias e GeoEngenharias) possui 3 polos de investigação: um na Universidade de Aveiro (sede), outro na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e finalmente, um terceiro polo na UBI.

Na investigação em curso, a equipa está focada em sintetizar fibras de basalto com base na rocha basáltica madeirense. Posteriormente, os dados obtidos serão tratados conforme indicado no plano do projeto de tese já defendido que essencialmente pretende realçar o potencial da utilização de materiais compósitos manufaturados com matrizes poliméricas reforçadas com fibras e/ou nanopartículas para aplicações em materiais de construção civil, em comparação com outros materiais tradicionalmente utilizados para o mesmo fim.

Este é um tema em desenvolvimento, surgido para responder às exigências cada vez mais complexas do setor da construção civil, na busca de novos materiais que atendam a diversas aplicações, como sensores para infraestruturas, materiais autocicatrizantes, novos isolamentos térmicos e acústicos, nanotecnologia em revestimentos de superfícies e nanocompósitos para a manufatura de materiais de construção mais sustentáveis.

Atualmente, a equipa está a compilar algumas das principais propriedades já apuradas pela comunidade científica e a verificar se existem bases de dados de acesso aberto que permitam aceder a essas propriedades e otimizar os intervalos médios apresentados para cada caso selecionado. Pretende-se discutir diferenças e apresentar conclusões principais extraídas de uma revisão da literatura científica, iniciada em 2023 e com previsão de término em 2025/2026, que retrate os avanços mais significativos não só no âmbito dos materiais referidos, mas também na possibilidade de prever as respetivas propriedades termomecânicas com recurso a técnicas de “Machine learning”.

À data, esta equipa tem também, duas comunicações orais aceites, no 10th International Conference on Mechanics of Composites (Mechcomp10), que decorreu na FEUP, Porto, Portugal de 23 a 25 de julho e no  18th European Congress and Exhibition on Advanced Materials and Processes (EUROMAT2025) que terá lugar em Granada, Espanha de 14 a 18 de setembro de 2025.