
Publication Date: 28/01/2021
Plagues and Epidemics. Interdisciplinary Studies in the Humanities (2021) - Call for Chapters
Em cada período, estes aparecimentos repentinos de pestilências provocaram transformações na forma como o ser humano e as sociedades se organizam, originando importantes e profundos ajustes nos estilos de vida.
O Volume Pestes e Epidemias. Estudos Interdisciplinares em Humanidades pretende reunir estudos científicos que contribuam para o conhecimento da influência de pestes e epidemias na cultura e na sociedade, valorizando-se uma reflexão interdisciplinar do entendimento humano acerca das causas e consequências desses surtos. Nos vários domínios das Humanidades, das narrativas às criações mais artísticas, há um imenso legado cultural que importa estudar.
Note-se que este Volume acolhe contributos de âmbito teórico ou empírico (incluindo estudos de caso) da área das Humanidades.
Alguns dos temas que podem ser objecto de estudo são:
- Análise do conhecimento das pestes desde a Antiguidade Clássica à contemporaneidade;
- Práticas comunicativas, mediatizadas ou não, em tempos de epidemia e pandemia;
- Neologismos, mudanças semânticas e lexicais causadas pelas pestes e epidemias;
- Usos metafóricos de expressões advindas do campo da ciência, como “contágio” ou “viral”;
- Narrativas de pestilências;
- Representações literárias de pestes e epidemias;
- Práticas culturais motivadas pelos surtos epidemiológicos;
- Perspectivas filosóficas acerca das epidemias e pestes;
- Representações artísticas inspiradas pelo contexto de epidemia.
Agradecemos a sua colaboração no cumprimento das normas de edição abaixo transcritas.
Os textos deverão ser enviados para o email pestes.volume2021@mail.uma.pt até ao dia 02 de Julho de 2021, em formato Word.
Todos os textos serão submetidos a avaliação científica (blind peer review).
Os autores serão informados da decisão de aceitação ou não-aceitação até ao dia 03 de Setembro de 2021.
1. Línguas aceites:
- Serão aceites estudos nas seguintes línguas: Português, Alemão, Espanhol, Francês, Inglês e Italiano.
2. Formatação do texto:
- Dimensões e formatação: corpo do texto = máximo de 15 pág. A4 (equivalente a cerca de 38.500 caracteres, incluindo espaços) e mínimo de 9 pág. A4; corpo = 11, Calibri, 1,5 espaço; notas de rodapé = 10, Calibri, espaço simples;
- Título centrado, tamanho 12, negrito, Calibri;
- Indicar autor(es), afiliação (Universidade, Instituto, UI&D ou outra), endereço eletrónico, em tamanho 11, Calibri;
- Apresentar dois resumos (com um máximo de 250 palavras cada um), um na língua do artigo outro em Inglês, seguidos das respetivas palavras-chave (máximo de 5).
2. Normas de carácter geral
2.1. Para a citações de autores seguir as normas APA (7ª ed.); todas as citações devem estar devidamente identificadas.
2.2. as citações com mais de 3 linhas devem ser indentadas (avanço de 1 cm do lado esquerdo).
2.3.
a) uso do itálico:
– nos títulos de obras, de monografias modernas, de revistas e de recolhas temáticas;
b) usar aspas (“ ”) nas citações de textos modernos;
c) não usar itálico nas abreviaturas latinas (op. cit., loc. cit., cf., ibid., in...).
3. Notas de rodapé:
Devem ser breves.
4. Imagens/Gráficos/Tabelas
- Os elementos gráficos que acompanhem o texto deverão ser devidamente identificados e numerados.
- As imagens, em formato .jpeg com resolução mínima de 300dpi’s, devem ser livres do pagamento de direitos de autor e acompanhadas por comprovativo oficial de cedência ou compra de direitos a publicações de carácter académico. Cada texto não deve ter mais de 4 imagens (a impressão não será feita com cor).
5. Bibliografia final:
Limitada ao essencial ou aos títulos citados, sendo as referências bibliográficas necessariamente desdobradas, conforme as normas da APA (7ª ed.).
6. Publicação
O Volume será publicado numa Editora portuguesa com muita experiência em publicações científicas.
7. Declaração de Direito Autoral
Os textos entregues para publicação devem ser originais e os autores cedem os seus direitos para publicação.
Coordenadores do Volume:
Joaquim Pinheiro, Mario Franco e Samuel Mateus
Pestes e Epidemias_normas APA (apoio) | Call for Chapters (EN)
Publication Date: 01/09/2025
Prevention against the Aedes Aegypti mosquito - Espaço Saúde +Publication Date: 01/09/2025
Application for Re-entry and Change of University/Degree 2025/2026Publication Date: 28/08/2025
Portuguese Language Course for Foreigners 2025/2026Publication Date: 27/08/2025
Access to Higher Education 2025 - 2.ª fasePublication Date: 24/08/2025
Universidade da Madeira: admission of new stuentePublication Date: 24/08/2025
Enrolment for new students - University of Madeira - 2025/26Publication Date: 23/08/2025
Application for Re-entry for 2nd and 3rd study cycles 2025/2026Publication Date: 13/08/2025
Publication Date: 14/03/2025
Innovative project for psychological support after early pregnancy lossPublication Date: 11/02/2022
Conference "Azorean Literature"Publication Date: 17/03/2021
CQM conferences: FlowISiAM Technology: A Non-Invasive Liquid Biopsy Approach for Monitoring Treatment Success with Natural ProductsPublication Date: 27/03/2025
X Employability ForumPublication Date: 19/04/2024
Presentation of the book Mulheres da Minha Ilha, Mulheres do meu País, by Ana Cristina PereiraPublication Date: 09/03/2023
Education through Art – Policies, Practices and ChallengesPublication Date: 11/08/2025
Conference: Political Communication and Contemporary ChallengesPublication Date: 13/09/2024