
Publication Date: 19/07/2024
WellBEING UMa and Peer Mentoring - Applications now open
As práticas WellBEING UMa 3.0 visam promover a literacia em saúde psicológica (Embaixadores da Saúde Mental) e através de uma participação mais ativa na vida académica, encorajar os estudantes na construção do seu bem-estar psicológico e da sua comunidade.
A UMa Mentoria por Pares (Mentores e Mentorandos ) pretende apoiar na integração e adaptação dos novos estudantes, incluindo internacionais e em programas de mobilidade, contribuindo para que tenham uma experiência académica enriquecedora e bem-sucedida.
PRÁTICAS WellBEING UMa 3.0
Inscrição para Embaixadores de Saúde Mental: até 13 de setembro de 2024, aqui
Como Embaixador(a) terás a oportunidade de:
- Fazer parte de uma rede alargada de estudantes
- Promover e participar em atividades diversas de promoção do Bem-estar dirigidas à comunidade académica da Universidade da Madeira
- Partilhar vivências e experiências académicas memoráveis
- Divulgar informação em Literacia em Saúde Psicológica
- Desenvolver competências pessoais
Pela tua participação terás a possibilidade de ter acesso a:
- Certificado de participação
- Reconhecimento da atividade no Suplemento ao diploma*
Condições de Participação:
- Participar na formação inicial (Mínimo de 10 participantes)
- Disponibilizar 4 horas mensais para desenvolver e integrar as atividades do programa
- Estar disponível para responder e colaborar nos momentos de avaliação do programa.
Na formação inicial iremos abordar os seguintes tópicos:
- Apresentação e descrição dos projetos;
- Papel do Embaixador(a) da Saúde Mental;
- Desafios da Experiência Universitária;
- Atividades dinâmicas e interativas.
Data da Formação Inicial:
- 14 de setembro de 2024 (9h30 às 13h00) (sala a definir)
UMa MENTORIA POR PARES
Mentores |
Mentorandos |
Destinatários: Pela tua participação terás a possibilidade de obter: O que esperamos de um/uma mentor/a? Condição de participação: Informação importante sobre a formação para Mentores: |
Destinatários: |
As práticas WellBEING UMa e UMa Mentoria por PARES são organizadas pelo Serviço de Psicologia da Universidade da Madeira e financiadas pelo Programa da Promoção do Sucesso Académico e Redução do Sucesso Académico da DGES - Direção-Geral do Ensino Superior e pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
(Re)veja aqui as atividades realizadas nas edições anteriores do Wellbeing UMa "Ser UMa é Bem-estar na UMa".
Publication Date: 14/10/2025
Workshop: I'm online, now what? The challenges of social mediaPublication Date: 14/10/2025
World Thrombosis Day - Espaço Saúde +Publication Date: 13/10/2025
LABS Talks: “Movement and the brain: the impact of exercise on health and cognition”Publication Date: 13/10/2025
World Sight Day - Recommendations for taking care of your eyesight - Espaço Saúde +Publication Date: 09/10/2025
Vindima de conhecimento no projeto isUP-AgrOPublication Date: 09/10/2025
CQM joins INL in European platform for the development of new semiconductorsPublication Date: 08/10/2025
MAM. Mostra de animações de estudantes da UMaPublication Date: 08/10/2025
Publication Date: 07/02/2025
UMa joins European project to improve pollinator reference collections in PortugalPublication Date: 15/04/2024
UMa and Sky Portugal strengthen their partnership with the inauguration of a new computer room and award a Merit PrizePublication Date: 16/07/2024
Seven UMa researchers in the top 2% of the world’s most citedPublication Date: 24/09/2024
Semifinal of the Junior Chemistry Olympiad 2025Publication Date: 03/04/2025
Applications for Higher Professional Technical Courses 2025/2026 - 2nd Application PeriodPublication Date: 29/09/2025
Enrolment Renewal 2024/2025Publication Date: 07/08/2024
Access to Higher Education 2024Publication Date: 26/06/2024