Publication Date: 13/01/2021

Programa UMa Inovação - Innomac

UMa Inovação - Innomac é o novo programa de inovação da Universidade da Madeira. Desenhado para promover um ecossistema de interações colaborativas entre os participantes, proporcionando a troca de ideias, experiências e abordagens à inovação, o programa está aberto a pessoas singulares e a empresas e centros/institutos de investigação.

O programa UMa Inovação enquadra-se no projeto Innomac, uma iniciativa de promoção de inovação para a competitividade empresarial e capacitação das PMEs inovadoras da Macaronésia (Gran Canaria, Madeira e Cabo Verde) para mercados globais, coordenado por Elsa Fernandes, Vice-Reitora da Universidade da Madeira, e desenvolvido por Ana Leça Umbelino, CEO da MindSurfing, e Maria Ana Botelho Neves, Design Strategist da business Transformation By Design - with The Thinking Hotel.

Este novo programa destina-se a pessoas singulares (empreendedores, gestores, diretores, investigadores), PMEs e centros/institutos de investigação que se encontrem no espaço de cooperação do projeto (Gran Canaria, Madeira e Cabo Verde), de qualquer área de atividade. A inscrição é gratuita e deve ser efetuada até 30 de janeiro de 2021, através da página do programa, em http://innomac.web.uma.pt.

Com duas fases, Formação e Mentoria, o programa UMa Inovação acontece online, através da plataforma zoom, e irá proporcionar sessões dinâmicas e participativas, com enfoque na colaboração e inovação, disponibilizando valor aos participantes através de conteúdos e experiências úteis em “Cultura de Inovação”, “Design e Prototipagem” e “Inovação e Colaboração”.

A fase 1 - Formação tem a duração de 8 semanas e oferece um total de 34 horas de partilha de conhecimento, métodos e ferramentas, incluindo 2 horas semanais de laboratório criativo para prototipagem e exploração de ideias. É constituída por quatro módulos “O que é inovação – mitos e conceitos”, “Criar uma Cultura de Inovação - o que é e porque é importante”, “Criação de valor com inovação - modelos e ferramentas”, “Liderar a inovação – abordagens atuais”.

Por sua vez, a fase 2 – Mentoria acontece na sequência da fase de Formação, também com a duração de 8 semanas. Contempla 32 horas de formação e aplicação prática das metodologias e abordagens, bem como 10 horas de mentoria personalizada a cada um dos 4 projetos selecionados para esta fase.

No mês de janeiro acontecem 3 sessões temáticas online, abertas a todos os interessados no tema da inovação, nos dias 19, 22 e 26 às 12h.

No decorrer deste programa, os participantes irão adquirir competências, aplicar ferramentas e metodologias de inovação às necessidades específicas da sua empresa ou dos projetos que gerem. Os conteúdos e as sessões práticas têm por base as melhores práticas de gestão da inovação e serão adaptadas aos contextos concretos dos participantes no programa.