Publication Date: 07/08/2023

SoMovED project launches e-books on education on the move

O Projeto SoMovEd é um projeto europeu financiado através do Programa Erasmus+ no qual a Universidade da Madeira é parceira e a representante de Portugal. Este projeto, coordenado pela Universidade de Zielona Gorá na Polónia, inclui ainda parceiros de países como a Croácia, a Itália, a Roménia, a República Checa, a Holanda, o Reino Unido, a França e a Turquia.

Iniciado durante a pandemia em 2020, este projeto termina neste mês de agosto. Na Universidade da Madeira integram a equipa do projeto as docentes Margarida Pocinho e Soraia Garcês, do Departamento de Psicologia, da Faculdade de Artes e Humanidades, e neste último ano do projeto colaborou ainda a Psicóloga Júnior Sara Agrela.

Foram cerca de três intensos anos de trabalho que agora culminam no desenvolvimento de vários resultados/outputs. Entre estes encontram-se o desenvolvimento e publicação de três livros que são agora oferecidos gratuitamente em formato e-book. Estes livros interligam-se e focam a importância de se organizar processos educativos em movimento, dentro e fora da sala de aula. O primeiro destes “Knowledge on the Move: Studies on Mobile Social Education” é fruto de uma reflexão internacional e interdisciplinar sobre as mais variadas formas de conhecer através do movimento. O segundo livro “Learning on the Move”, aliado ao primeiro, esboça diferentes formas e tipologias de aulas e é direcionado a todos os alunos de forma a compreenderem o como e o porquê da importância de fazer parte de aulas em movimento. O terceiro livro “Teaching on the Move” alinha-se com o anterior e compila exemplos práticos de diferentes formas de ensinar em movimento e como os docentes o podem fazer passo-a-passo.

Todos estes livros estão agora disponíveis em formato de e-book a todos os interessados em educação e no ensino, e ao público em geral, e podem ser consultados e descarregados no site do projeto. Estes livros são assim os primeiros resultados disponibilizados ao público no âmbito deste projeto e espelham um trabalho profundo de reflexão numa ótica internacional e multicultural sobre o processo de ensino e de aprendizagem em movimento.