Publication Date: 10/03/2026
Protocol between UMa and VastBlue strengthens ties between academia and industry
A VastBlue desenvolve soluções de inteligência artificial centradas em plataformas multi-agente, ingestão e estruturação de dados de sensores e desenvolvimento de modelos preditivos para aplicações industriais. Estas áreas alinham-se de forma direta com a formação em Engenharia Física e Computacional, nomeadamente em modelização, computação científica e integração de sistemas físicos e de sensores, favorecendo a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos pelos estudantes.
O acordo prevê, entre outros aspetos, a realização de apresentações anuais da VastBlue aos estudantes, bem como a proposta de projetos de fim de curso compatíveis com os requisitos da formação – os quais poderão ser desenvolvidos sob a forma de estágio na empresa. Esta parceria estratégica visa reforçar a ligação academia-indústria e criar oportunidades reais de co-criação tecnológica e inserção no mercado de trabalho para os estudantes de Engenharia Física e Computacional.
Este protocolo surge também na sequência do renovado ciclo de reindustrialização europeu, em que fábricas, redes energéticas e cadeias de abastecimento vão incorporar sistemas cada vez mais inteligentes. A Licenciatura em Engenharia Física e Computacional tem por missão formar engenheiros com um perfil interdisciplinar que integra conhecimentos de física, computação e de inteligência artificial. Neste sentido, o protocolo constitui um instrumento estruturante para articular essa formação com o sector produtivo, permitindo que o perfil dos graduados seja valorizado e aplicado em contexto industrial.
O protocolo de colaboração foi assinado pelo Reitor da Universidade da Madeira, Sílvio Moreira Fernandes, e pelo CEO da VASTBLUE INNOVATIONS, Lda., Vitor Monteiro. A cerimónia contou igualmente com a presença da Vice-Presidente da Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia, Prof.ª Doutora Teresa Gouveia, do Diretor de Curso da Licenciatura em Engenharia Física e Computacional, Prof. Doutor Pedro Almeida, e do Representante do Curso da Licenciatura em Engenharia Física e Computacional, Estudante Sérgio Oliveira.
Clique aqui para aceder à Galeria de Imagens.
Publication Date: 10/03/2026
Protocol between UMa and VastBlue strengthens ties between academia and industryPublication Date: 10/03/2026
Seminar Series Memory and Literature: Beyond the Page: Exploring the Intersections between Memory, Literature, and TourismPublication Date: 09/03/2026
International Women's Day 2026 - Espaço Saúde +Publication Date: 09/03/2026
Round table discussion: Women in Research and TeachingPublication Date: 09/03/2026
Research Topics in Regional and Local Studies: Combating poverty and social exclusion for sustainable territorial developmentPublication Date: 09/03/2026
Research Topics in Regional and Local Studies: Thematic Seminar and Visit to Seed BankPublication Date: 05/03/2026
International HPV Awareness Day - Espaço Saúde +Publication Date: 04/03/2026
Publication Date: 24/10/2023
UMa coordinates European project to develop smart food packagingPublication Date: 22/05/2024
Docentes da UMa participam em projeto para criar e disponibilizar repositório digital das traduções dos progymnasmata de AftónioPublication Date: 13/10/2020
Presentation of the book ‘A Palavra que me deram’ by Irene Lucília AndradePublication Date: 03/03/2026
Access to Higher Education 2026Publication Date: 16/02/2026
Applications for Higher Professional Technical Courses 2024/2025Publication Date: 15/07/2024
7th Meeting of the History of Pathology Working Group European Society of PathologyPublication Date: 30/05/2023
VARIA - N.º 5 - C&T. Revista internacional de arte e antropologia das imagensPublication Date: 02/12/2020