Publication Date: 24/05/2023

Publicação de livro: "Galeno, A Dissecção do Útero; A Formação dos Fetos. Tradução e Estudos" - Projeto Gynecia

Foi recentemente publicado o livro Galeno, A Dissecção do Útero; A Formação dos Fetos. Tradução e Estudos, Cristina Santos Pinheiro, Joaquim Pinheiro & Rui Carlos Fonseca (introdução, tradução e coordenação), Edições Húmus, 138 pp. ISBN 978-989-755-857-3.

Juntam-se neste volume, dois tratados de Galeno que ilustram bem o interesse por conhecer e entender a génese da natureza humana. No tratado A dissecção do útero, Galeno dedica-se essencialmente, à anatomia deste órgão, enquanto em A formação dos fetos lhe interessa mais examinar a génese do feto e identificar os órgãos que estão na base da sua constituição. Para enriquecer esta publicação, acrescentaram-se três estudos que se dedicam à embriologia: Mercedes López Salvá aborda o tema da embriogénese em Galeno; o estudo de Stéphanie Mahou descreve e interpreta o papel que Galeno atribui aos vasos sanguíneos no tratado A formação dos fetos; e, por fim Flavio Bevacqua aborda o tema da embriologia numérica no tratado bizantino A geração do ser humano, atribuído ao enigmático filósofo Esplénio. 

Esta publicação foi financiada por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto: “Gynecia: Rodrigo de Castro Lusitano e a tradição médica antiga sobre ginecologia e embriologia” (PTDC/FER-HFC/31187/2017).