Publication Date: 28/09/2021

Ágora presents a special issue dedicated to Gynecia Project

A Revista Ágora: Estudos Clássicos em Debate dedicou a sua mais recente edição ao Projeto Gynecia: Rodrigo de Castro Lusitano e a tradição médica antiga sobre ginecologia e embriologia.



Gynecia é um projeto sobre Rodrigo de Castro Lusitano, médico português de origem sefardita que alcançou notoriedade fora do país no século XVII, e o seu tratado de ginecologia De uniuersa mulierum medicina (Medicina completa das mulheres). O projeto é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e tem como Investigadora Responsável Cristina Santos Pinheiro, docente da Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira (FAH-UMa).



Os artigos publicados neste número especial da Revista Ágora deveriam ter sido apresentados no II Ciclo Internacional de Conferências Gynecia, previsto para os dias 26 e 27 de março de 2020, na Universidade da Madeira.  Contudo, o estado de emergência decretado em Portugal, a 18 de março, devido à pandemia de COVID-19, não o permitiu.



Segundo Cristina Santos Pinheiro, investigadora responsável pelo projeto, a publicação deste volume “tem um significado especial, uma vez que vê a luz do dia num momento em que a vacinação se generaliza e se robustecem as perspetivas de recuperação de alguma normalidade”.



Neste volume está reunido um conjunto de textos que exploram perspetivas várias do estudo dos textos antigos, medievais e renascentistas de medicina, em especial no que concerne à condição e às doenças femininas. Neles se aprofundam também tópicos diversos acerca da obra ginecológica de Rodrigo de Castro Lusitano. O volume conta com a participação de autores nacionais e estrangeiros, entre os quais a dos docentes Cristina Pinheiro e Sílvio Fernandes, da FAH-UMa, e conta na Comissão Científica, entre outros, com Joaquim Pinheiro e José Sotero Gomes.



O volume está inteiramente disponível em acesso aberto, aqui.



Ágora é uma revista especializada na área de estudos clássicos e está indexada, entre outros, em ISI Web of Knowledge; DIALNET; DOAJ; L’Année Philologique; LATINDEX; EBSCO Publishing.