Publication Date: 27/01/2022

Santander Inspira-te - 2nd Edition

Programa de bolsas Santander Inspira-te

Num momento em  que o voluntariado nunca fez tanto sentido, o Banco Santander, em parceria com a Universidade do Porto, lançou um programa destinado a alunos, docentes e pessoal não docente, que tenham apetência e gosto pelo voluntariado. O principal objetivo é capacitar os envolvidos em projetos de voluntariado, tanto na sua organização, como também na sua participação.

Descrição da bolsa:

Formação gratuita online dinamizada através da plataforma educativa da Universidade do Porto. Irá contar com a participação de diferentes interlocutores, de modo a maximizar a experiência de aprendizagem. Terá a atribuição de um certificado de participação na formação por parte da Universidade do Porto a todos os participantes.

A formação será composta por módulos assíncronos em que os alunos poderão assistir aos vídeos da formação ao seu ritmo e horário, com apresentação de conceitos teóricos, entrevistas a empreendedores e entidades. Contando ainda com Masterclasses síncronas, que irão proporcionar a oportunidade de ouvir ao vivo palestras, entrevistas e debates e fazer perguntas em Possibilidade de no final da formação, alguns alunos mais empenhados poderem ter acesso a módulos complementares, lecionados pela UDREAM: 2 workshops focados no "Empowerment" ou “Transformação Social” e mentoria personalizada com um especialista na área para discutir o plano ou projeto de impacto social de cada formando.

A convocatória e inscrições estão a decorrer aqui

Tratam-se de 275 bolsas on-line com inscrições a decorrer:
- Inscrições abertas: 18 janeiro a 15 fevereiro 2022
- Avaliação candidaturas 15 a 25 fevereiro 2022
- Seleção candidatos 25 fevereiro 2022

Apresentação Geral

O Inspira-te resulta de uma parceria entre o Santander Universidades e a Universidade do Porto e tem como principal objetivo incentivar ao desenvolvimento de projetos com impacto positivo na comunidade. Depois de uma primeira edição de sucesso em 2021, estamos de regresso!

Através da partilha de conceitos, ferramentas, casos práticos e experiências de projetos no terreno, pretende-se apoiar e inspirar o público em geral e em particular professores, técnicos de ação social, gestores de voluntariado e estudantes para o desenvolvimento de projetos conjuntos com impacto positivo na comunidade, reforçando o incentivo ao espírito de cidadania.

A UP Santander Inspira-te procura chegar principalmente a pessoas com elevada motivação e interesse na área do impacto social, mas com um grau de conhecimento teórico-prático básico/inicial.

A formação é totalmente gratuita e disponibilizada em formato virtual, num modelo híbrido, com a partilha de conteúdos assíncronos e momentos síncronos.

Modelo de funcionamento:

Através dos conteúdos proporcionados, pretende-se oferecer aos formandos:

  • 4 módulos de conhecimento que abordam temas como o empreendedorismo social, a gestão de projetos com impacto social e o seu financiamento (entre outros temas);
  • Componente prática, com exercícios e quizzes;
  • Masterclasses em formato síncrono, onde os formandos vão poder ouvir um debate/entrevista/mesa-redonda com especialistas e profissionais da área do impacto social;
  • E ainda, os formandos habilitam-se a participar em 2 workshops com a Udream, seguidos de um processo de mentoria personalizado onde poderão discutir com um mentor o seu plano ou projeto de impacto social. Esta componente está reservada a 30 formandos que deverão candidatar-te no início da formação (o processo será devidamente explicado na plataforma da formação).

No final, todos os formandos recebem um certificado de participação.

A formação decorre entre o dia 28 de fevereiro 2022 e o dia 15 de abril 2022 (aproximadamente).