Publication Date: 15/06/2021

Closing session of the innovation programme of the University of Madeira

UMa Inovação – Innomac, o programa de inovação da Universidade da Madeira destinado a capacitar PME’s para a cultura e metodologias de Inovação, terá a sua sessão de encerramento a 18 de junho pelas 11h, online, na plataforma zoom.

Enquadrado no projeto Innomac, uma iniciativa de promoção de inovação para a competitividade empresarial e capacitação das PMEs inovadoras da Macaronésia (Gran Canaria, Madeira e Cabo Verde) para mercados globais, o programa UMa Inovação foi coordenado por Elsa Fernandes, Vice-Reitora da Universidade da Madeira. Contou com 36 participantes nas suas diferentes fases, e apoiou o desenvolvimento de 3 projetos de inovação de empresas locais.

O programa, que aconteceu de fevereiro a maio, totalmente online, foi desenvolvido e facilitado por Ana Leça Umbelino e Maria Ana Botelho Neves. As sessões de Formação e Mentoria foram dinâmicas e participativas, e proporcionaram conteúdos e experiências úteis em “Cultura de Inovação”, “Design e Prototipagem” e “Inovação e Colaboração”.

Os participantes adquiriram competências, aplicaram ferramentas e metodologias de inovação às necessidades específicas da sua empresa e projetos: realizaram auditorias de inovação, desmistificaram o que é e como se faz inovação em PMEs, acederam a melhores práticas de inovação de produtos, serviços e modelos de negócio.

Os testemunhos dos participantes demonstram a mais-valia que tiveram com este programa:

Foi uma experiência muito enriquecedora, a nível pessoal e profissional, que recomendo! Num ambiente descontraído, desenvolveu-se uma experiência de aprendizagem on-line rigorosa e repleta de muita criatividade e partilha. Os conhecimentos adquiridos capacitaram-nos para iniciar um novo caminho na Intertours – o da Cultura Inovação” Andreia Rodrigues, Intertours

Recomendo vivamente, principalmente relevante num mercado em constante mudança. Finalmente conhecimentos teóricos que têm um impacto num plano prático!” David Olim, Dobsware.

Se tivesse feito essa formação alguns meses antes de iniciar um projeto de inovação, eu poderia ter economizado muito tempo, dinheiro e alcançar resultados melhores. Feliz pois ainda tenho tempo de fazer as mudanças e dar continuidade na hortabox” Thiago Barroncas, Hortabox.

Na sessão de encerramento, as equipas participantes irão partilhar os seus projetos, e acontecerá uma apresentação sobre oportunidades de financiamento por parte do Presidente do IDE, Dr. Duarte Freitas.

A sessão de encerramento é aberta ao público, no dia 18 de junho, 6ª feira, das 11h às 13h. Inscrições gratuitas no site do programa.