Publication Date: 22/03/2023

TUMa triumphs in the XXI El Açor – International Festival of Tunas in the Azores

A TUMa - Tuna Universitária da Madeira, formada por estudantes e antigos estudantes da UMa, regressa, triunfante, do Arquipélago dos Açores, mais concretamente de Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, após ter participado na XXII Edição de um dos maiores Festivais Internacionais de Tunas Masculinas do país, o El Açor, o qual decorreu nos passados dias 17 e 18 de março, no Coliseu Micaelense. A convite dos Tunídeos – Tuna Masculina da Universidade dos Açores, a TUMa, em vésperas de comemorar 29 anos de existência, representou a Região Autónoma da Madeira e sua mui nobre Academia além mar.

Recorda-se que, há aproximadamente 1 ano, a TUMa participou na XXI Edição deste mesmo Festival, tendo arrecadado o prémio de “Tuna Mais Tuna” e, assim, o privilégio de ser automaticamente convidada para a edição seguinte. Ao referido prémio somaram-se a “Melhor Adaptação ao Tema”, “Melhor Porta-Estandarte” e “Segunda Melhor Tuna a Concurso”. No passado fim-de-semana, a TUMa fez um feito ainda maior, tendo sido galardoada com os prémios mais importantes da presente edição. Com muito orgulho, o grupo regressa à região com os prémios de “Melhor Porta-Estandarte”, “Melhor Pandeireta”, “Melhor Tuna a Concurso” e, uma vez mais, o “Tuna Mais Tuna”. Além do enorme reconhecimento nacional e internacional que estes prémios trazem, refletem o trabalho árduo e dedicação dos seus elementos para que o grupo prime pela qualidade musical.

Na edição do presente ano estiveram a concurso Tunas de todo o Portugal e Espanha, de grande reconhecimento, nomeadamente a: EUC - Estudantina Universitária de Coimbra, TDUP - Tuna do Distrito Universitário do Porto, TransmonTuna – Tuna Universitária de Trás-Os-Montes e Alto Douro, Tuna de Derecho de la Universidad Complutense de Madrid, Tuna de Medicina de Granada e a TUMa.

Prémios do XXII El Açor
Melhor Solista – Medicina Granada
Melhor Instrumental – EUC Melhor Pandeireta – TUMa
Melhor Porta-Estandarte – TUMa Melhor Adaptação ao Tema – TransmonTuna
Melhor Original – TransmonTuna
3ª Melhor Tuna a Concurso – TDUP
2ª Melhor Tuna a Concurso – Medicina Granada Melhor Tuna a Concurso – TUMa
Tuna Mais Tuna - TUMa