Publication Date: 16/11/2021
UMa with researchers in the World’s Top 2% Scientists list
Estão entre os mais citados a nível mundial, situando-se nos 2% melhores nas respetivas áreas, de acordo com uma nova atualização do ranking elaborado por investigadores da Universidade de Stanford.
Três docentes e investigadores da Universidade da Madeira; Prof. José Câmara, Profª Helena Tomás e Prof. Mikail Benilov, aos quais se juntam 3 investigadores do Centro de Química da Madeira (CQM), Doutora Rosa Perestrelo, Doutor Serge Mingani (França) e Doutor Jaison Jeevanandam (India), e um investigador da Matemática (John W. Clark, USA), têm o seu nome no exclusivo ranking dos cientistas mais citados a nível mundial, conhecido como “World’s Top 2% Scientists list”, integrando o Top 2% das respetivas áreas. O estudo desenvolvido pela Universidade Standford (USA), foi divulgado no final de outubro.
Aos Professores Doutores José S. Câmara (área da Química - Analítica e Alimentar; investigador CQM), Mikhail Benilov (área da Física dos Fluidos & Plasmas), e John W. Clark (USA) (Física Geral), que já integraram a lista em 2019, sendo por isso o segundo ano consecutivo que a integram, juntam-se à lista de 2020 a Profª Helena Tomás (Engenharia Biomédica, Nanociência e Nanotecnologia; investigadora CQM); e os investigadores do CQM Doutora Rosa Perestrelo (Química - Analítica e Alimentar), Doutor Serge Mignani (Química Medicinal e Biomolecular ) e o Doutor Jaison Jeevanandam (India) (Biotecnologia e Farmacologia).
A primeira versão do ranking dos cientistas mais citados a nível mundial foi publicada em 2020, no seguimento de um estudo realizado por uma equipa de investigadores coordenada por John Loannidis, da Universidade de Stanford. O estudo baseou-se em métricas padronizadas (citações, h-index, hm-index, entre outros) que permitiram avaliar o impacto e a influência consolidada de um determinado investigador ou instituição no progresso do conhecimento científico. O ranking inclui mais de 100 mil investigadores de 149 países classificados em 22 áreas cientificas e 176 subáreas.
A presença da Universidade da Madeira neste ranking é um motivo de grande orgulho e um prestigiante reconhecimento que reflete a elevada qualidade e excelência da produção científica e dos investigadores da instituição de ensino superior madeirense, colocando a UMa no mapa global de excelência em investigação em diferentes áreas.
Publication Date: 14/01/2026
Workshop: Study methods in Higher EducationPublication Date: 14/01/2026
Seminar: Knowledge and Practices TeachersPublication Date: 14/01/2026
XXI CIE-UMa Colloquium & 1st International Education CongressPublication Date: 12/01/2026
II International Seminar and V Palliative Care WorkshopPublication Date: 09/01/2026
University of Madeira and University of São José sign Memorandum of UnderstandingPublication Date: 08/01/2026
UMa joins Alliance for R&D on Health Science and Technology for LongevityPublication Date: 08/01/2026
TrainingAction: Introduction to CibersecurityPublication Date: 08/01/2026
Publication Date: 29/01/2020
Vice-Rector joins the National Council for Pedagogical Innovation in Higher EducationPublication Date: 03/01/2024
Open Lectures: "Act of accession to the EU – Romania" and "Rights and conditions for Romania"Publication Date: 13/05/2022
14th Symposium on Politeness (SymPol 2023)Publication Date: 03/05/2023
Open Lecture: Language loss & cultural assimilation in New Mexico: A byproduct of Manifest DestinyPublication Date: 28/11/2024
University congratulates Jéssica Rodrigues and Alípio Silva on their Gold medal at the World Junior Ice Skating ChampionshipsPublication Date: 18/02/2025
Lecture: Nuclear or renewables? A false dilemmaPublication Date: 02/05/2024
Conference: Integral Ecology: emerging challenges of a paradigmPublication Date: 10/01/2025