Data de publicação: 16/11/2021

UMa com investigadores no top mundial

Estão entre os mais citados a nível mundial, situando-se nos 2% melhores nas respetivas áreas, de acordo com uma nova atualização do ranking elaborado por investigadores da Universidade de Stanford.

Três docentes e investigadores da Universidade da Madeira; Prof. José Câmara, Profª Helena Tomás e Prof. Mikail Benilov, aos quais se juntam 3 investigadores do Centro de Química da Madeira (CQM), Doutora Rosa Perestrelo, Doutor Serge Mingani (França) e Doutor Jaison Jeevanandam (India), e um investigador da Matemática (John W. Clark, USA), têm o seu nome no exclusivo ranking dos cientistas mais citados a nível mundial, conhecido como “World’s Top 2% Scientists list”, integrando o Top 2% das respetivas áreas. O estudo desenvolvido pela Universidade Standford (USA), foi divulgado no final de outubro.

Aos Professores Doutores José S. Câmara (área da Química - Analítica e Alimentar; investigador CQM), Mikhail Benilov (área da Física dos Fluidos & Plasmas), e John W. Clark (USA) (Física Geral), que já integraram a lista em 2019, sendo por isso o segundo ano consecutivo que a integram, juntam-se à lista de 2020 a Profª Helena Tomás (Engenharia Biomédica, Nanociência e Nanotecnologia; investigadora CQM); e os investigadores do CQM  Doutora Rosa Perestrelo (Química - Analítica e Alimentar), Doutor Serge Mignani (Química Medicinal e Biomolecular ) e o Doutor Jaison Jeevanandam (India) (Biotecnologia e Farmacologia).

A primeira versão do ranking dos cientistas mais citados a nível mundial foi publicada em 2020, no seguimento de um estudo realizado por uma equipa de investigadores coordenada por John Loannidis, da Universidade de Stanford. O estudo baseou-se em métricas padronizadas (citações, h-index, hm-index, entre outros) que permitiram avaliar o impacto e a influência consolidada de um determinado investigador ou instituição no progresso do conhecimento científico. O ranking inclui mais de 100 mil investigadores de 149 países classificados em 22 áreas cientificas e 176 subáreas.

A presença da Universidade da Madeira neste ranking é um motivo de grande orgulho e um prestigiante reconhecimento que reflete a elevada qualidade e excelência da produção científica e dos investigadores da instituição de ensino superior madeirense, colocando a UMa no mapa global de excelência em investigação em diferentes áreas.