Publication Date: 05/02/2026

UMa joins the Macaronesia Observatory for Children and Adolescents

Os parceiros do Protocolo entre as instituições estatais da Macaronésia com responsabilidade na intervenção com a Infância e Juventude e as Universidades envolvidas – Universidade de La Laguna de Canárias, Universidade da Madeira (representada por Dora Pereira – Faculdade de Artes e Humanidades/CUIP-UMa), Universidade dos Açores, Universidade de Cabo Verde e Ensino Lusófona / Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, foram recebidos no dia 30 de janeiro pelo Reitor da Universidade de La Laguna, tendo apresentado os objetivos gerais e específicos do Observatório da Infância e da Adolescência da Macaronésia. A decisão de criação deste Observatório ocorreu no âmbito de um Encontro Técnico no passado mês de abril, nos Açores, o qual também marcou o alargamento do grupo inicialmente constituído, às Universidades dos Açores, Cabo Verde e Madeira.  

O grupo esteve reunido entre 27 e 30 de janeiro, nas Jornadas de Trabalho de Criação do Observatório, definindo as linhas mestras e as ações de futuro. O Observatório é um instrumento fundamental para o conhecimento dos desafios da infância e juventude da Macaronesia, partilha de boas práticas, suporte à implementação das políticas públicas, pretendendo promover um conjunto de estudos transversais e conjuntos em todos os territórios envolvidos, que contribuam para o desenvolvimento das melhores práticas na infância e juventude.  O grupo seguirá desenvolvendo o primeiro estudo científico, objetivando apresentar os primeiros resultados numa reunião científica a ocorrer em novembro de 2026 na Madeira.

O Reitor e a Vice-Reitora para a Internacionalização e Cooperação da Universidade de La Laguna manifestaram a sua inteira disponibilidade para apoio ao desenvolvimento deste Observatório, considerando-o uma ferramenta essencial no trabalho com crianças e adolescentes, nos vários territórios da Macaronésia.