
Publication Date: 27/04/2022
UMa joins European project for the digitalisation of the Building sector
A Universidade da Madeira (UMa) é um dos parceiros no ID4EX - Immersive Design for Excellence, um projeto europeu financiado pelo programa Erasmus+ KA220-HED - Cooperation Partnerships in Higher Education com a duração aproximada de dois anos, que tem como objetivo fomentar a digitalização do setor da construção.
Este projeto ID4Ex está em linha com as prioridades estratégicas de crescimento Europe 2030 no que concerne ao emprego e educação, assim como com o plano de ação Opening up Education melhorando a educação e o desenvolvimento de competências através de novas tecnologias.
O projeto envolve parceiros da Polónia, Itália, Portugal, Turquia e Irlanda, incluindo: quatro universidades, duas associações profissionais, uma escola profissional e uma empresa. A coordenação está a cargo da Warsaw University of Technology, com a colaboração da Universidade da Madeira, do Centoform SRL, da AEEBC LTD, da Özyeğin Üniversity, da Polish Association of Building Managers, da More SRL e da University of Ferrara.
Pela UMa integram o projeto o Prof. Doutor José Santos e a Prof.ª Doutora Patrícia Escórcio, ambos do Departamento de Engenharia Civil e Geologia, da Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia.
O setor da construção enfrenta grandes desafios, nomeadamente a atual emergência sanitária que obriga a repensar os locais e os espaços, quer da cadeia de abastecimento quer da cadeia de valor, desde a formação à vida profissional, desde o projeto à obra, sem esquecer a utilização e a manutenção.
A digitalização do setor representa uma oportunidade para enfrentar os referidos desafios com maior eficácia e eficiência, mas para isso há que melhorar a excelência e a especialização das competências digitais dos profissionais do setor.
Neste sentido, uma abordagem de design imersivo para a inovação do projeto pode levar a produtos e serviços inclusivos, possibilitando envolver todas as partes interessadas no processo.
O projeto pretende apoiar a atualização de aptidões e competências através de uma abordagem inclusiva à intervenção no património edificado, fazendo uso de novas tecnologias e a combinação de Key Enabling Technologies (KETs), Realidade Virtual (RV), Immersive Interactive Experience (IIE) e modelação 3D avançada.
Este projeto envolve, entre outros: i) uma pesquisa comparativa sobre aplicações de tecnologias de RV para a reabilitação e valorização do património construído, ii) módulos de formação para especialistas em design imersivo na construção, iii) kit de ferramentas de formação digital para especialistas em design imersivo na construção, sendo dirigido principalmente a estudantes e universidades, mas também a arquitetos, engenheiros, especialistas em construção e entidades formadoras.
Publication Date: 13/08/2025
International Youth Day - Espaço Saúde +Publication Date: 12/08/2025
Education through Art – Policies, Practices and ChallengesPublication Date: 11/08/2025
Application to Special Competitions for Access and Admission to Undergraduate Studies 2025/2026Publication Date: 08/08/2025
Application for Re-entry and Change of University/Degree 2025/2026Publication Date: 08/08/2025
40th Anniversary of the School of HealthPublication Date: 06/08/2025
Applications for Master's degrees 2025/2026 - August Application PeriodPublication Date: 06/08/2025
Conference cycle “Comparatively”: Fifty years of teaching: factors of change and intergenerational dialoguesPublication Date: 05/08/2025
Publication Date: 16/04/2025
I Conference on Family Studies and Interventions: From Understanding to InterventionPublication Date: 11/01/2024
Together towards the new semester (walking, socialising, and watching the sunset at Calheta Beach)Publication Date: 20/01/2025
International Seminar of Sport and Science 2025 - Advances in Health-Optimized Athletic TrainingPublication Date: 31/03/2025
Conference cycle “Comparatively”: Fifty years of teaching: factors of change and intergenerational dialoguesPublication Date: 05/08/2025
Seminar: Intangible Cultural Heritage: memory, tradition and know-howPublication Date: 16/04/2024
Workshop on Operator Theory, Complex Analysis, and Applications 2024 and Young Researchers in Functional Analysis and Mathematical Physics'24Publication Date: 19/07/2024
Smart Irrigation Technologies - Second training school as part of the European Project isUP-AgrOPublication Date: 24/01/2025