Ex.mos membros da Academia.
Espero encontrar-vos bem, tanto os que se encontram a usufruir de um merecido gozo de férias, como os que asseguram, neste período, o funcionamento da nossa Instituição.
A Universidade da Madeira está a viver o momento de colocação de novos estudantes, por via da 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNA).
Entraram 469 novos estudantes na Universidade da Madeira. A UMa preencheu 65,7% do total de 714 vagas postas a concurso, restando 245 vagas para a 2ª fase.
Seis cursos preencheram todas as vagas: Psicologia, Gestão, Enfermagem, Educação Física e Desporto, Educação Básica e Medicina; e dois cursos têm apenas duas vagas por preencher: Design, e Línguas e Relações Empresariais. Dos novos cursos apresentados este ano, a licenciatura em Engenharia Biomédica ficou próxima dos objetivos definidos (77%), e a licenciatura em Engenharia Física e Computacional obteve 40% de ocupação de vagas.
As novas regras de acesso, com a inclusão de mais provas e nova ponderação, não podem deixar de estar, de algum modo, associadas a esta descida, que se refletiu, a nível nacional, na diminuição de cerca de 15% do número de candidatos e de 12% do número de colocações. Nas regiões consideradas de menor pressão demográfica e regiões autónomas, a média de descida na colocação de estudantes foi de 21%.
A diminuição de candidatos ao ensino superior oriundos da RAM seguiu, neste sentido, a tendência nacional. No ano de 2024, candidataram-se 1737 estudantes às diversas instituições de ensino superior e, neste ano, 1370, correspondendo a uma redução de 21%.
A Universidade da Madeira foi escolhida por cerca de um terço desses candidatos, pelo que a descida de 25% de colocados totais (RAM e restante território nacional) em relação ao ano anterior, embora mereça, naturalmente, ser objeto de reflexão, é, em grande medida, consonante com o fenómeno geral de diminuição do número de candidatos ao ensino superior.
Esperamos que, atendendo à previsão de existência de um maior número de candidatos à segunda fase, a UMa venha a aumentar o número de colocações.
Todos os nossos novos estudantes devem matricular-se online, a partir de segunda-feira, dia 25 de agosto, seguindo o calendário e as instruções que lhes foram enviadas por email, e se encontram divulgadas no site da UMa. Devem, igualmente, para o caso de ser essa a sua situação, procurar informações sobre a concessão de apoios sociais junto dos nossos Serviços de Ação Social (SASUMa).
É ainda de salientar que os candidatos que não foram colocados nesta fase devem candidatar-se à segunda fase, mesmo para os cursos que estão preenchidos a 100%, uma vez que podem vir a libertar algumas vagas.
A Universidade da Madeira continua a ser, em todo este contexto, uma excelente escolha para os nossos estudantes continuarem estudos no ensino superior. Os nossos cursos estão acreditados pela A3ES e orgulhamo-nos de ter elevados padrões de qualidade tanto no ensino como na Investigação científica e na capacidade de atratividade de estudantes internacionais.
E temos a garantia de que essa qualidade se há de manter e reforçar, com a entrada dos novos estudantes. A título de exemplo, a média de classificação, igual ou superior a 18 valores, dos estudantes colocados em primeiro lugar em alguns dos nossos cursos, é a seguinte: Artes Visuais (18,63); Bioquímica (19,5); Ciclo Básico de Medicina (19,42); Direção e Gestão Hoteleira (18,23); Enfermagem (18,03); Engenharia Informática (18,99); Gestão (19,65); Psicologia (19,23). Em termos gerais, a conjugação destes dados com o crescimento da média do último colocado, que é agora de 13,72 valores, consolida o rumo que temos seguido.
Desejo os maiores sucessos a toda a comunidade académica para o ano de 2025/26, endereçando um cumprimento especial de boas-vindas aos nossos novos estudantes. Ao escolherem a UMa para continuar estudos e concretizar os seus objetivos estão a integrar-se numa comunidade académica inovadora, competente e aberta a novos desafios.
Saudações académicas!
O Reitor
Sílvio Moreira Fernandes