Publication Date: 07/12/2021

University of Madeira gives academic training to young Santomeans

A Universidade da Madeira e o Ministério de Turismo e Cultura da República Democrática de São Tomé e Príncipe assinaram em abril de 2021 um protocolo de cooperação para a formação e capacitação da mão-de obra São-Tomense.

Ao abrigo deste protocolo, a Universidade da Madeira (UMa) vai receber já este ano letivo de 2021/2022 cerca de 80 jovens Santomenses para os seus cursos de Licenciatura e Técnicos Superiores Profissionais. Os primeiros 20 jovens chegaram no passado domingo, dia 5 de dezembro, tendo ficado alojados na Residência Universitária dos Serviços de Ação Social da UMa. Os restantes 60 vão chegar durante as próximas semanas.

Esta cooperação insere-se numa dinâmica para a execução do Programa de formação e de capacitação. As formações iniciais serão destinadas aos jovens São-tomenses que queiram graduar-se e/ou pós-graduar-se na UMa. Por sua vez, a capacitação e/ou a pós-graduação destinam-se essencialmente aos funcionários da Direção Geral de Turismo e Hotelaria de São Tomé.  Além da componente de formação, este protocolo vai também proporcionar a partilha de conhecimento e a realização de trabalhos de investigação científica.

O protocolo foi assinado pelo Reitor da UMa, Sílvio Moreira Fernandes, e pelo Ministro de Turismo e Cultura de São Tome e Príncipe, Aerton do Rosário Crisóstomo. É válido por um prazo de cinco anos, sendo renovável por períodos de igual duração.

Com esta nova cooperação institucional foi dado mais um passo rumo ao objetivo estratégico da Universidade da Madeira o de consolidar a sua estratégia de internacionalização.