
Publication Date: 04/05/2023
University of Madeira starts evaluation of Environmental Literacy in Portuguese higher education
Projeto de investigação no valor de 240 mil euros foi aprovado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia
O Projeto ‘Avaliação e Promoção da Cultura Ambiental no Ensino Superior’ foi selecionado para financiamento pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e irá receber, ao longo dos próximos 3 anos, 240 mil euros para caracterizar e compreender a literacia ambiental dos estudantes do ensino superior em Portugal. São parceiros da Universidade da Madeira neste projeto de investigação a Universidade Aberta, a Universidade dos Açores, a Universidades do Algarve, a Universidade de Aveiro, a Universidade da Beira Interior, a Universidade do Minho e o Instituto Politécnico de Leiria, sendo junto dos estudantes destas mesmas instituições que o Projeto procurará compreender os processos de promoção da literacia ambiental.
O Projeto conta com uma equipa multidisciplinar, nomeadamente das áreas de educação, biologia, ambiente, engenharia, sustentabilidade, filosofia e psicologia, distribuída pelas 8 Instituições do Ensino Superior participantes, num total de 12 investigadores. Esta equipa é liderada por Hélder Spínola, Professor Adjunto Convidado da Escola Superior de Tecnologias e Gestão da Universidade da Madeira, e conta também com outros investigadores do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, nomeadamente Jesus Maria Sousa, Liliana Rodrigues e Sílvia Mateus Carreira. Para além de conhecer os níveis de literacia ambiental com que os estudantes chegam ao ensino superior e como evoluem até à conclusão das licenciaturas, esta equipa reunirá inúmeras variáveis relativas aos próprios estudantes, ao corpo docente, aos curricula dos cursos, às atividades desenvolvidas e aos cuidados ambientais já implementados nos campi, para, assim, identificar quais as que mais influenciam o sucesso da educação ambiental.
Como resultado final deste projeto de investigação, passará a estar disponível pela primeira vez em Portugal o perfil do estudante à chegada ao ensino superior, no que diz respeito aos níveis de literacia ambiental (conhecimentos, atitudes e comportamentos relativos ao ambiente) e conhecer-se-á a influência e a evolução que decorre a partir daí. Igualmente importante serão as respostas que o estudo procurará obter sobre as abordagens a adotar para melhor promover a literacia ambiental dos estudantes e desenvolver uma cultura ambiental no ensino superior português.
Publication Date: 14/10/2025
World Thrombosis Day - Espaço Saúde +Publication Date: 13/10/2025
LABS Talks: “Movement and the brain: the impact of exercise on health and cognition”Publication Date: 13/10/2025
World Sight Day - Recommendations for taking care of your eyesight - Espaço Saúde +Publication Date: 09/10/2025
Vindima de conhecimento no projeto isUP-AgrOPublication Date: 09/10/2025
CQM joins INL in European platform for the development of new semiconductorsPublication Date: 08/10/2025
MAM. Mostra de animações de estudantes da UMaPublication Date: 08/10/2025
Research conducted at CQM wins award at conference in SpainPublication Date: 06/10/2025
Publication Date: 18/02/2025
Art and Artificial Intelligence Seminar: Limits, Conflicts and RightsPublication Date: 07/02/2025
UMa joins European project to improve pollinator reference collections in PortugalPublication Date: 15/04/2024
UMa and Sky Portugal strengthen their partnership with the inauguration of a new computer room and award a Merit PrizePublication Date: 16/07/2024
Seven UMa researchers in the top 2% of the world’s most citedPublication Date: 24/09/2024
Semifinal of the Junior Chemistry Olympiad 2025Publication Date: 03/04/2025
Enrolment Renewal 2024/2025Publication Date: 07/08/2024
Access to Higher Education 2024Publication Date: 26/06/2024