Publication Date: 17/09/2024
Universidade da Madeira: results of the National Competition for Access and Admission to Higher Education
Foram conhecidos, neste domingo, dia 15 de setembro, os resultados das colocações de novos estudantes para a frequência de cursos no ensino superior. Na Universidade da Madeira foram colocados 68 estudantes.
A Universidade da Madeira havia colocado, na 1ª fase, 626 estudantes, para um total de 675 vagas postas a concurso, correspondendo a uma percentagem de ocupação de 93% e a um crescimento de 2% em relação ao ano anterior. A percentagem de estudantes que escolheram o seu curso em primeira opção é de 77%, sendo, em muitos dos cursos da UMa, superior a 90%. Foi igualmente elevada a percentagem de estudantes (93%) que efetuaram a matrícula após terem conhecido a sua colocação na UMa.
Restam ainda 45 vagas para a 3ª fase de candidaturas (3 em Bioquímica, 5 em Economia, 10 em Matemática, 12 em Engenharia Eletrotécnica e Telecomunicações, e 15 em Engenharia de Computadores).
Uma outra dimensão da análise que nesta época é comum fazer-se sobre os resultados das colocações no âmbito do CNA diz respeito às notas máximas e mínimas de entrada dos estudantes nos cursos a que concorreram. Considerando, a propósito, a média de entrada, foi mais alta que a do ano anterior, tendo passado de 14,5 para 15 valores. A média das notas de acesso dos estudantes que foram colocados em primeiro lugar nos respetivos cursos foi de 17,7 valores.
Assinale-se que se trata de uma excelente média e que, discriminando, as notas máximas de entrada, a Universidade da Madeira não desmerece de outras Instituições, pois regista 4 cursos, em que o estudante colocado em primeiro lugar tem nota superior a 19 valores: Comunicação, Cultura e Organizações (19,56), Gestão (19,33), Matemática (19,29), Economia (19,07), e Medicina (19,05); 4 cursos com nota superior a 18 valores: Engenharia Informática (18,63), Artes Visuais (18,57), Psicologia (18,28), e Línguas e Relações Empresariais (18,20); 5 cursos com nota superior a 17 valores, 2 cursos com 16 valores e 4 com quinze valores.
Trata-se, efetivamente, de um registo que demonstra o trabalho que ao longo dos anos tem sido feito para que a Universidade da Madeira possa receber os alunos que consideram ser esta a Instituição onde pretendem obter a sua formação académica. Reforça este entendimento a convicção de que as médias são apenas um item de avaliação deste processo. Tendo em conta a sociedade competitiva em que estamos inseridos e a necessária comparabilidade, particularmente com outras instituições do sistema de ensino superior português, não deixa de ser muito positivo o resultado alcançado.
Refira-se ainda que quando, neste âmbito, se mede o chamado Índice de Força de uma Instituição, isto é, a relação entre o número de vagas postas a concurso e o número de candidatos que concorreram em 1ª opção, a UMa fica posicionada em 4º lugar em 13 Instituições, com 675 vagas e 897 candidatos em 1ª opção, correspondendo a uma procura de 133% (vide https://uniarea.com/as-13-instituicoes-publicas-mais-desejadas-na-1-a-fase-de-2024/).
Espera-se que, depois da 3ª fase de colocação, e das restantes colocações nos restantes cursos, de que são exemplos os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), bem como das Pós-Graduações e de cursos breves, a Universidade da Madeira continue neste percurso de crescimento e consolidação da sua política formativa, que fica cabalmente completa quando associada às componentes de investigação científica, de internacionalização, de extensão universitária e de serviço à sociedade.
Publication Date: 20/01/2026
International Colloquium Emerging Learning, Diversity, and Inclusion for the 21st Century and II Abdias Nascimento International SeminarPublication Date: 19/01/2026
Student and faculty awarded with Best Paper Award at ITC 25Publication Date: 14/01/2026
Workshop: Study methods in Higher EducationPublication Date: 14/01/2026
Seminar: Knowledge and Practices TeachersPublication Date: 14/01/2026
XXI CIE-UMa Colloquium & 1st International Education CongressPublication Date: 12/01/2026
II International Seminar and V Palliative Care WorkshopPublication Date: 09/01/2026
University of Madeira and University of São José sign Memorandum of UnderstandingPublication Date: 08/01/2026
Publication Date: 03/05/2023
Conference: Integral Ecology: emerging challenges of a paradigmPublication Date: 10/01/2025
Lecture: Nuclear or renewables? A false dilemmaPublication Date: 02/05/2024
University congratulates Jéssica Rodrigues and Alípio Silva on their Gold medal at the World Junior Ice Skating ChampionshipsPublication Date: 18/02/2025
Open Lecture: A proposal for reflections on identity in historical novels by João dos Reis GomesPublication Date: 16/04/2025
Application for Re-entry and Change Institution/Degree 2022/2023 - Supplementary PeriodPublication Date: 30/09/2022
Thematic Seminar: Research Topics in Regional and Local StudiesPublication Date: 21/02/2025
Universidade da Madeira joins the TRÉGUA ProjectPublication Date: 05/03/2025