Publication Date: 06/10/2021

VI International Meeting Cinema & Territory

O VI Encontro Internacional Cinema & Território, que se realiza 5 e 6 de novembro, na Universidade da Madeira (UMa) associou-se ao tema da revista científica com o mesmo nome, “Género no Cinema” para alicerçar, também, a partilha de experiências e debate de ideias.


A sessão de abertura do Encontro está agendada para as 10h30 do dia 5 de novembro, no Auditório da Reitoria, ao Colégio dos Jesuítas, numa sessão em que marcará presença o Reitor da UMa, Professor Doutor Sílvio Fernandes.                 

Do programa do Encontro constam comunicações, debates e mesas redondas sendo a conferência de abertura proferida pelo Prof. Doutor António Baía Reis, da Universidade de Passau/Alemanha. Este Encontro é antecedido por uma Mostra de Cinema Etnográfico que contou com a colaboração da AO NORTE, Associação de Produção e Animação Audiovisual de Viana do Castelo e terá a participação dos realizadores Carlos Viana e Jean Mendonça. Proporcionará, ainda uma experiência inédita de um documentário sonoro de Elisa Noronha.

As atividades deste Encontro estão validadas pela DRE para efeitos de progressão na carreira dos Docentes de todos os Grupos de Recrutamento.

O Encontro, organizado pelo Projeto Cinema & Território/Conselho de Cultura da UMa, em parceria com a Faculdade de Artes e Humanidades da UMa, vem na sequência de Encontros anteriores, onde se construíram as bases para que este acontecimento se constituísse num Encontro bienal, dando um contributo que se quer relevante para a comunidade científica em geral e em particular para áreas com que o cinema caminha, lado a lado, como a Antropologia e as Artes Visuais.  Informação adicional, incluindo o programa e as inscrições, pode ser consultada no sítio do Encontro, em http://cinemaeterritorio.uma.pt/.

Clique aqui para ver as fotografias da sessão de abertura do  VI Encontro Internacional Cinema & Território.