Publication Date: 01/02/2023

VII Symposium of ESS-UMa "+Knowledge +Health +Life"

"+Saber +Saúde +Vida" é o mote para mais uma edição, a sétima, do Simpósio da Escola Superior de Saúde da Universidade da Madeira (ESS-UMa), este ano desenvolvido em cooperação com a Associação Garouta do Calhau.

O Simpósio vai realizar-se no dia 6 fevereiro, no Auditório da Reitoria da UMa, e tem como objetivo promover dinâmicas de desenvolvimento e partilha de conhecimento e reflexão sobre determinantes da saúde mental e envelhecimento ativo que fundamentem a implementação de intervenções comunitárias orientadas para ganhos em saúde e melhoria da qualidade de vida dos idosos e da importância e potencial do contexto comunitário enquanto meio promotor e protetor da saúde mental.

A sessão de abertura está marcada para as 09h00, com a presença do Reitor da UMa, Prof.º Doutor Sílvio Moreira Fernandes; da Secretária Regional de Inclusão Social e Cidadania, Dr.ª Rita Andrade; da Presidente da ESS-UMa, Prof.ª Doutora Isabel Fragoeiro; do Presidente da Direção da Garouta do Calhau, Arq.º Ricardo Silva; e da Estudante representante do Curso de Licenciatura em Enfermagem (CLE) 2019/2023, Rosa Gaudêncio.

O programa prossegue com uma mesa temática, subordinada ao tema “Saúde Mental e Envelhecimento Ativo”, na qual participam Cláudia Silva, Secretária da Direção da Secção Regional da Ordem dos Enfermeiros; Alexandre Veríssimo, Enf.º Especialista no Centro de Saúde do Monte; e Gonçalo Fernandes, Psicólogo na Associação Garouta do Calhau.

Pelas 11h30, acontece a conferência "Projetos para quê?", que será proferida pela Enf.ª Cristiana Nunes. De seguida, às 12h00, será apresentado o Projeto +SABER +SAÚDE +VIDA.

A sessão de encerramento acontece pelas 12h30, com as intervenções de um utente do Centro Comunitário da Associação Garouta do Calhau, da Estudante representante do CLE, Rosa Gaudêncio; da Coordenadora dos Centros Comunitários, Drª. Carla Feliciano; e da Madrinha e Padrinho do Projeto, respetivamente, Drª. Benjiliani Soares e Enf.º Alexandre Veríssimo.

A participação neste evento é gratuita, mas requer inscrição prévia até 3 de fevereiro, através do formulário online disponibilizado em https://tinyurl.com/ye8fd8xc.

Clique aqui para aceder à Galeria de Imagens