
Publication Date: 17/03/2025
Study visit to the 3rd phase of the refurbishment of the Student Residence
No passado dia 7 de março, os estudantes do 2º e 3º ano da Licenciatura em Engenharia Civil deslocaram-se até à Rua de Santa Maria 253, para visitar as obras em curso, neste caso da 3ª fase, que estão a decorrer no edifício da Residência Universitária Nossa Senhora das Vitórias da UMa.
Esta visita ocorreu no âmbito de 2 UCs que estão a ser lecionadas, no presente semestre letivo, nomeadamente, a UC de Materiais de Construção e a de Reabilitação Urbana, do 2º e 3º ano respetivamente. Os estudantes e os docentes do Departamento de Engenharia Civil e Geologia que lecionam atualmente, as UCs mencionadas, acompanharam as explicações do Responsável pela Direção de Serviços das Infraestruturas e Equipamentos (DSIE) da UMa, que mostrou in situ, todo o progresso das obras de alteração/reabilitação/requalificação em curso, assim como as que já se encontram finalizadas naquele edifício.
Ao longo da visita, os estudantes tiveram a oportunidade de identificar, os diferentes materiais de construção aplicados, assim como as diferentes metodologias de construção aplicadas, num caso de reabilitação de um edifício existente. Verificaram também, o esforço que está a ser realizado para que o edifício vá ao encontro da legislação atualmente em vigor, no que respeita a eficiência térmica, acústica, hídrica e energética.
É de salientar que agora, o edifício está mais preparado para fazer face as alterações climáticas, encontrando-se já instaladas as instalações técnicas mínimas necessárias para que funcione de forma mais eficiência, com recurso a equipamentos previamente selecionados que melhorarão o desempenho energético do mesmo, tornando-o mais sustentável. Note-se que estão previstos a instalação de vários equipamentos, uns que irão converter a energia solar em energia térmica (painéis solares térmicos para AQS – aquecimento das águas sanitárias), quer para a conversão da energia solar em corrente elétrica (painéis fotovoltaicos), que aproveitarão a ótima exposição solar, característica daquela zona. Por outro lado, instalaram-se torneiras eco-eficientes, com o intuito de existir um uso mais racional da água. Já em termos de iluminação é de salientar a substituição de toda a luminária existente por luminária do tipo LED de baixo consumo energético. Após a conclusão das obras em curso, os moradores irão usufruir de um maior conforto térmico e acústico e poderão usufruir de novas áreas de estudo devidamente isoladas, com o objetivo de proporcionar locais propícios ao estudo. Finalmente, os alunos aproveitaram esta ocasião para colocarem várias questões, quer ao responsável que nos guiou, que aos docentes que acompanharam a visita, tornando assim esta deslocação, numa “aula em obra” que proporcionou um contacto direto e uma aprendizagem mais próxima da realidade.
Os estudantes e os docentes envolvidos agradecem a todos os intervenientes que possibilitaram esta deslocação. Neste momento já estão previstas, mais deslocações que serão oportunamente divulgadas.
Publication Date: 28/04/2025
Conference: From Engineering to Artificial Intelligence: A Global Journey of InnovationPublication Date: 28/04/2025
RISCO 25 . Design, Print and Other Media (4th edition)Publication Date: 28/04/2025
IV Programa videográfico de Artes Visuais - IV.ª Semana das Artes e HumanidadesPublication Date: 28/04/2025
Study visits by Civil Engineering studentsPublication Date: 24/04/2025
Applications for Master's degrees 2025/2026Publication Date: 24/04/2025
Open Forum: Linguistics, Societies & Cultures - 4th Arts and Humanities WeekPublication Date: 23/04/2025
Ilha dos Amores, Aqui - Entre sabores e saberes, navega a poesia de CamõesPublication Date: 22/04/2025
Publication Date: 22/04/2020
Exhibition Journey to the World of CycadsPublication Date: 19/05/2023
Inauguration Ceremony of the Rector of the University of MadeiraPublication Date: 12/04/2021
Conference: Training of Soccer AgentsPublication Date: 31/03/2023
Regional Poliempreende 2024Publication Date: 02/04/2024
Undergraduate Degrees 2022/ 2023 - National Competition for Access and Admission to Higher Education - 3rd PhasePublication Date: 19/07/2022
Enrolment for Students placed in the 3rd Call of the National Competition for access to Higher EducationPublication Date: 29/10/2021
Project coordinated by UMa receives funding of one million eurosPublication Date: 04/03/2024