Publication Date: 11/03/2024

Research Visit and Public Presentation of Artistic Work - Coded Movements: Artistic Explorations in the Age of Artificial Intelligence

O Laboratório de Performance Experimental (L.PE), integrado no Conselho de Cultura da Universidade da Madeira irá receber na Universidade da Madeira, entre os dias 14 e 18 de março de 2024, o Prof. Doutor António Baía Reis. Esta visita visa promover um intercâmbio frutífero entre o laboratório Inovação em Média Digitais da Universidad Carlos III de Madrid e a estrutura do Laboratório de Performance Experimental (L.PE). A presença do Professor Baía Reis constitui um impulso significativo na definição de uma agenda de investigação comum, propiciando um terreno favorável ao desenvolvimento de sinergias académicas e artísticas entre as instituições envolvidas. Pretende-se que esta colaboração seja um veículo para a integração ativa de investigadores, docentes, estudantes e as respetivas comunidades académicas, estimulando uma abordagem interdisciplinar que cruze as artes visuais e performativas com as tecnologias emergentes, nomeadamente as realidades estendidas e a inteligência artificial.

Dia 15 de março, pelas 15:00, na Quinta Magnólia – Centro Cultural, o Prof. Doutor António Baía Reis fará a apresentação do seu projeto avant-garde Prompt Dancer, desenvolvido no contexto de um projeto de investigação e criação artística em 2023, na Faculdade de Teatro JAMU, em Brno, República Checa. Este projeto representa uma incursão na utilização de tecnologias de inteligência artificial na conceção de coreografias para a dança contemporânea, desafiando as convenções tradicionais e explorando novos paradigmas de criação artística.

A sessão compreenderá uma exposição conceptual do projeto, a divulgação dos resultados alcançados e a realização de uma performance, que terá a colaboração de alunos do Curso Profissional de Intérprete de Dança Contemporânea do Conservatório Escola Profissional das Artes da Madeira - Eng.º Luiz Peter Clode, num estreito diálogo entre a dança e as tecnologias de inteligência artificial, recriando a experiência inovadora vivida na República Checa.


SOBRE ANTÓNIO BAÍA REIS

É professor universitário, investigador e artista com um perfil interdisciplinar especializado em media emergentes e o seu potencial de impacto na sociedade. Possui uma licenciatura em Relações Internacionais, um Diploma em Interpretação Teatral, um Mestrado em Ciências da Comunicação e um Doutoramento em Media Digitais. Este último foi concluído em colaboração com a Universidade do Porto e a Universidade de Stanford, focando-se em media imersivos, processos criativos e mudança social. Com um diversificado background artístico que abrange performance, música e arte multimédia, tem vindo a desenvolver nos últimos 10 anos um portfólio de criação e investigação na intersecção dos media digitais, realidade virtual, performance, música experimental, cinema, e instalações artísticas. No campo da indústria, desempenhou cargos de destaque, tais como a função de Diretor Académico na empresa norte-americana Umaya, onde esteve envolvido em equipas multidisciplinares e projetos criativos com marcas como Loewe, Nvidia, AMC, Orange, Vodafone, Telefonica e MasterChef. Atualmente é Investigador Integrado no laboratório de Inovação em Media Digitais na Universidad Carlos III em Madrid, diretor de curso no Multiverse Institute of Artes & Tecnology (MIAT) em Milão e Professor Convidado na Universidade Complutense de Madrid. Integra igualmente em nos Estados Unidos o coletivo artístico The Ferryman Collective, onde desenvolve trabalho que combina artes performativas e tecnologias emergentes. Destaques recentes incluem a atribuição uma Bolsa de Pós-Doutoramento MSCA Marie Curie em 2021 pelo seu projeto inovador que combina comunicação de ciência com arte experimental e media imersivos. Autor publicado em revistas científicas de destaque internacional, Baía Reis é igualmente membro da direção da revista académica Cinema & Território e membro do conselho editorial da revista Q1 Media Practice and Education.