Publication Date: 27/09/2023

XIX CIE-UMa Colloquium: Teacher Training: Research Contributions

O Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa), promove esta quinta e sexta-feira, 14 e 15 de dezembro, o seu colóquio anual, sob o tema “Formação de Professores: Contributos da Investigação”.  

Especialistas, estudantes e todos os que de alguma forma contribuem para a formação vão refletir sobre questões ligadas às práticas de ensino nas salas de aula e consequentemente, à formação de professores.

O colóquio tem início no dia 14 de dezembro, às 14h, no Edifício da Reitoria da Universidade da Madeira, no Colégio dos Jesuítas. Após a sessão de abertura, às 14h30, Nélia Amado (Universidade do Algarve) vai proferir a primeira conferência do evento, intitulada “A história repete-se: novas estratégias para problemas antigos”.  Segue-se, às 15h45, a conferência "Formação contínua de professores: um modelo", por Elsa Fernandes (Universidade da Madeira). Pelas 16h45, será lançado o livro Educação e Desenvolvimento Comunitário, Liliana Rodrigues e Jesus Maria Sousa (org.).

Os trabalhos do segundo dia do colóquio começam, às 09h00, com comunicações, sobre a temática em desenvolvimento nas Oficinas em Educação. Seguem-se três simpósios, dedicados à discussão das “Ciências da Educação – O impacto da prática de ensino supervisionada no desenvolvimento da profissionalidade docente”, por Gorete Pereira e Grupo de docentes da Prática Pedagógica - Departamento de Ciências da Educação da UMa; da “Educação Física – A formação de professores de Educação Física na Universidade da Madeira – Um passado com futuro”, por Helder Lopes, Ana Rodrigues, Ana Correia, Ricardo Alves & Élvio Gouveia – Departamento de Educação Física e Desporto da UMa; e da “Educação Matemática – Trabalho de projeto na aula de Matemática”, por Nélia Amado (Universidade do Algarve) e docentes do Departamento de Matemática da UMa.

No período da tarde, os trabalhos retomam às 14h00, com a conferência “Formação de professores: o que diz a investigação?”, por Maria Assunção Flores (Universidade do Minho). A anteceder o encerramento, às 15h15 terá lugar a quarta e última conferência do colóquio, subordinada ao tema “Formação de professores na RAM, a memória como alavanca”, por Fernando Correia (Universidade da Madeira). Salientamos que toda a atividade científica do CIE-UMa é financiada pela FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia (Projeto UIDB/04083/2020).

Clique aqui para descarregar o programa completo em formato PDF | Clique aqui para aceder à Galeria de Imagens



Que docentes estamos a formar hoje? Que professores queremos formar? Para que Escola queremos formar? Queremos mudanças? Se sim, quais? Estas e outras questões serão objeto de reflexão conjunta durante o XIX Colóquio do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa), a realizar nos dias 14 e 15 de dezembro, no Edifício da Reitoria, no Colégio dos Jesuítas.

O CIE-UMa, ciente da importância e pertinência desta temática, e porque se integra numa Universidade com tradição na formação dos docentes, entendeu que chegou o momento de dedicar o seu Colóquio anual, a esta matéria, constituindo-se como uma excelente oportunidade para ouvir especialistas, e todos que de alguma forma contribuem para a formação, sem esquecer os estudantes, e criar massa crítica ativa.

Na tradição das edições anteriores, o programa do colóquio inclui quatro conferências plenárias, em que participam Fernando Correia e Elsa Fernandes (Universidade da Madeira), Assunção Flores (Universidade do Minho) e Nélia Amado (Universidade do Algarve), o lançamento do livro Educação e Desenvolvimento Comunitário, e diversas sessões de comunicações orais.

Os interessados em apresentar trabalhos no XIX Colóquio CIE-UMa devem submeter os seus resumos, até ao dia 24 de novembro, através do site do evento. As comunicações devem ser enquadradas numa das seguintes áreas de investigação: Currículo, Inovação Pedagógica, Administração Educacional, e Desenvolvimento Comunitário.