Data de publicação: 27/09/2023

XIX Colóquio CIE-UMa: Formação de professores: Contributos da investigação

Que docentes estamos a formar hoje? Que professores queremos formar? Para que Escola queremos formar? Queremos mudanças? Se sim, quais? Estas e outras questões serão objeto de reflexão conjunta durante o XIX Colóquio do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa), a realizar nos dias 14 e 15 de dezembro, no Edifício da Reitoria, no Colégio dos Jesuítas.

O CIE-UMa, ciente da importância e pertinência desta temática, e porque se integra numa Universidade com tradição na formação dos docentes, entendeu que chegou o momento de dedicar o seu Colóquio anual, a esta matéria, constituindo-se como uma excelente oportunidade para ouvir especialistas, e todos que de alguma forma contribuem para a formação, sem esquecer os estudantes, e criar massa crítica ativa.

Na tradição das edições anteriores, o programa do colóquio inclui quatro conferências plenárias, em que participam Fernando Correia e Elsa Fernandes (Universidade da Madeira), Assunção Flores (Universidade do Minho) e Nélia Amado (Universidade do Algarve), o lançamento do livro Educação e Desenvolvimento Comunitário, e diversas sessões de comunicações orais.

Os interessados em apresentar trabalhos no XIX Colóquio CIE-UMa devem submeter os seus resumos, até ao dia 24 de novembro, através do site do evento. As comunicações devem ser enquadradas numa das seguintes áreas de investigação: Currículo, Inovação Pedagógica, Administração Educacional, e Desenvolvimento Comunitário.