
Data de publicação: 27/09/2023
XIX Colóquio CIE-UMa: Formação de professores: Contributos da investigação
O Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa), promove esta quinta e sexta-feira, 14 e 15 de dezembro, o seu colóquio anual, sob o tema “Formação de Professores: Contributos da Investigação”.
Especialistas, estudantes e todos os que de alguma forma contribuem para a formação vão refletir sobre questões ligadas às práticas de ensino nas salas de aula e consequentemente, à formação de professores.
O colóquio tem início no dia 14 de dezembro, às 14h, no Edifício da Reitoria da Universidade da Madeira, no Colégio dos Jesuítas. Após a sessão de abertura, às 14h30, Nélia Amado (Universidade do Algarve) vai proferir a primeira conferência do evento, intitulada “A história repete-se: novas estratégias para problemas antigos”. Segue-se, às 15h45, a conferência "Formação contínua de professores: um modelo", por Elsa Fernandes (Universidade da Madeira). Pelas 16h45, será lançado o livro Educação e Desenvolvimento Comunitário, Liliana Rodrigues e Jesus Maria Sousa (org.).
Os trabalhos do segundo dia do colóquio começam, às 09h00, com comunicações, sobre a temática em desenvolvimento nas Oficinas em Educação. Seguem-se três simpósios, dedicados à discussão das “Ciências da Educação – O impacto da prática de ensino supervisionada no desenvolvimento da profissionalidade docente”, por Gorete Pereira e Grupo de docentes da Prática Pedagógica - Departamento de Ciências da Educação da UMa; da “Educação Física – A formação de professores de Educação Física na Universidade da Madeira – Um passado com futuro”, por Helder Lopes, Ana Rodrigues, Ana Correia, Ricardo Alves & Élvio Gouveia – Departamento de Educação Física e Desporto da UMa; e da “Educação Matemática – Trabalho de projeto na aula de Matemática”, por Nélia Amado (Universidade do Algarve) e docentes do Departamento de Matemática da UMa.
No período da tarde, os trabalhos retomam às 14h00, com a conferência “Formação de professores: o que diz a investigação?”, por Maria Assunção Flores (Universidade do Minho). A anteceder o encerramento, às 15h15 terá lugar a quarta e última conferência do colóquio, subordinada ao tema “Formação de professores na RAM, a memória como alavanca”, por Fernando Correia (Universidade da Madeira). Salientamos que toda a atividade científica do CIE-UMa é financiada pela FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia (Projeto UIDB/04083/2020).
Clique aqui para descarregar o programa completo em formato PDF | Clique aqui para aceder à Galeria de Imagens
Que docentes estamos a formar hoje? Que professores queremos formar? Para que Escola queremos formar? Queremos mudanças? Se sim, quais? Estas e outras questões serão objeto de reflexão conjunta durante o XIX Colóquio do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa), a realizar nos dias 14 e 15 de dezembro, no Edifício da Reitoria, no Colégio dos Jesuítas.
O CIE-UMa, ciente da importância e pertinência desta temática, e porque se integra numa Universidade com tradição na formação dos docentes, entendeu que chegou o momento de dedicar o seu Colóquio anual, a esta matéria, constituindo-se como uma excelente oportunidade para ouvir especialistas, e todos que de alguma forma contribuem para a formação, sem esquecer os estudantes, e criar massa crítica ativa.
Na tradição das edições anteriores, o programa do colóquio inclui quatro conferências plenárias, em que participam Fernando Correia e Elsa Fernandes (Universidade da Madeira), Assunção Flores (Universidade do Minho) e Nélia Amado (Universidade do Algarve), o lançamento do livro Educação e Desenvolvimento Comunitário, e diversas sessões de comunicações orais.
Os interessados em apresentar trabalhos no XIX Colóquio CIE-UMa devem submeter os seus resumos, até ao dia 24 de novembro, através do site do evento. As comunicações devem ser enquadradas numa das seguintes áreas de investigação: Currículo, Inovação Pedagógica, Administração Educacional, e Desenvolvimento Comunitário.
Data de publicação: 09/07/2025
Dia Mundial das Alergias - Espaço Saúde +Data de publicação: 08/07/2025
Revista Commentarium: Journal of Humanities StudiesData de publicação: 08/07/2025
Primeira utilização na Europa de drone de colheita de plantas raras em ravinasData de publicação: 07/07/2025
Docentes da UMa lançam livro sobre revisão e representação do conhecimento em IAData de publicação: 04/07/2025
Dicas para a Gestão do Tempo e para e Redução dos Níveis de Stress - Espaço Saúde +Data de publicação: 04/07/2025
BIP - Blended Intensive Programme: Re_connected by WaterData de publicação: 03/07/2025
Curso básico de Eletroquímica para BioquímicosData de publicação: 02/07/2025
Data de publicação: 26/07/2023
Concurso para o Estudante Internacional 2025/2026 - CTeSP - fase junhoData de publicação: 09/06/2025
Universidade da Madeira é, a nível nacional, a instituição de ensino com maior percentagem de publicações em cooperação com a ChinaData de publicação: 11/08/2023
Topics in Linguistics and related fields: projects and research avenuesData de publicação: 25/10/2021
Candidaturas aos Doutoramentos 2024/2025Data de publicação: 05/04/2024
Docentes e estudantes da UMa participam na 2.ª edição do prémio literário "Le choix Goncourt du Portugal 2024"Data de publicação: 14/05/2024
Seminário: A critical evaluation of the approaches to targeted protein degradation for drug discovery and developmentData de publicação: 05/06/2025
Atividade Assistir à peça de teatro "Abaixo o Walt Disney"Data de publicação: 10/02/2025