
Publication Date: 03/10/2022
XVIII Colóquio CIE-UMa
O Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa) vai organizar nos próximos dias 12 e 13 de dezembro o seu XVIII Colóquio, este ano subordinado ao tema “Lições da Pandemia”.
Em março de 2020, a generalidade das escolas viu-se perante o dilema de ter de fechar as portas e de, ao mesmo tempo, continuar a funcionar, mantendo-se os alunos e os professores confinados às suas casas. Esse dilema condicionou profundamente os anos letivos de 2019-2020 e 2020-2021.
Apesar de a ideia de ensino à distância não ser nova, a necessidade da sua generalização repentina, à escala dos sistemas educativos, apanhou todos de surpresa, de pouco valendo as experiências acumuladas ao longo de décadas, envolvendo meios como os correios, a rádio, a televisão e, mais recentemente, as plataformas digitais e os dispositivos móveis.
Igualmente pouca utilidade foi encontrada no enorme acervo de textos académicos, incluindo os que estavam publicados nas revistas científicas de maior fator de impacto, sobre os vários heterónimos da educação à distância, para ajudar os professores no seu novo papel de estar presente apenas virtualmente. E, boa parte das vezes, falhos das competências e dos meios técnicos indispensáveis.
Valeram-nos as aplicações de suporte de videoconferências online e, mesmo assim, de maneira desigual: além da questão das competências, os acessos à rede, quer por parte dos alunos, quer por parte dos professores, não era a mesma, incluindo a falta absoluta de sinal nalgumas residências e, em muitos casos, impossibilidade de as famílias custearem o preço dos equipamentos indispensáveis.
Para não falarmos da nova organização do trabalho docente, em que os professores se viram forçados a misturar as suas vidas profissionais com as suas vidas privadas, uma vez que foram obrigados a trabalhar nas próprias casas, onde estavam confinados com as suas famílias. Ou seja, houve lares em que cada um dos progenitores exercia a sua atividade profissional à distância e os seus filhos assistiam a aulas online ou requeriam simplesmente atenção, em espaços muitas vezes exíguos. Houve professores empurrados para situações de burnout. E acresce, a tudo isso, o facto de o estado ter descarregado para cima das famílias a responsabilidade pela maior parte dos custos de funcionamento da “nova” escola online.
Apesar de a escola habitual, isto é, a nossa velha conhecida escola fabril, ter regressado, está por fazer o ponto da situação pós-pandemia: o que é que todos aprendemos com o pesadelo que tivemos de enfrentar?
É neste sentido que, de olhos postos no campo científico educacional atual, que o CIE-UMa convida os investigadores e educadores a contribuir com os seus trabalhos e reflexões sobre a temática, devendo os interessados submeter os respetivos resumos até ao dia 18 de novembro de 2022.
As inscrições para o XVIII Colóquio CIE-UMa já estão abertas e podem ser efetuadas online através do formulário disponível na página http://cie.uma.pt/coloquio
Clique aqui para consultar o programa | Clique aqui para aceder à Galeria de Imagens
Publication Date: 16/09/2025
University of Madeira joins EMACS 2025 with volunteering opportunities and training in refereeingPublication Date: 16/09/2025
Access to Higher Education 2025 - 3rd call for applicationsPublication Date: 15/09/2025
Message to the members of the Academic CommunityPublication Date: 13/09/2025
European Migraine Day of Action - Espaço Saúde +Publication Date: 12/09/2025
Opening of the well-being AreaPublication Date: 12/09/2025
Enrolment for new students - University of Madeira - 2025/26Publication Date: 11/09/2025
World Suicide Prevention Day 2025 - Espaço Saúde +Publication Date: 10/09/2025
Publication Date: 28/11/2022
Open class with João Carlos AbreuPublication Date: 15/11/2021
Application to Special Competitions for Access and Admission to Undergraduate Studies 2025/2026Publication Date: 08/08/2025
Conference: School-based Physical Activity intervention programmes for Health Promotion in Families of Children and AdolescentsPublication Date: 22/08/2022
Alumni Award 2024Publication Date: 27/03/2024
Solemn Opening Ceremony of the Academic Year 2023/2024Publication Date: 18/10/2023
Welcome SessionPublication Date: 25/09/2023
Solemn Opening Ceremony of the Academic Year 2022/2023Publication Date: 21/10/2022