
Publication Date: 29/10/2024
XX CIE-UMa Colloquium: From the valley to the mountain and from the sea to the hills - The public space of education
O Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa) organiza o seu XX Colóquio nos dias 20 e 21 de fevereiro de 2025, no Colégio dos Jesuítas, subordinado ao tema “Do vale à montanha e do mar a serra - O espaço público da educação”.
Este evento pretende desafiar académicos, profissionais da educação, políticos e a comunidade educativa para uma reflexão e diálogo alargados sobre a complexidade e a diversidade dos espaços públicos onde a educação se desenvolve e se transforma.
O título do colóquio traça uma analogia entre a geografia rica e variada da Região Autónoma da Madeira e os múltiplos contextos e desafios da educação, bem como a jornada educativa que atravessa diferentes territórios, tanto físicos quanto sociais, culturais, políticos e virtuais.
O Colóquio apropria-se do conceito de cidades educadoras, que reconhece que a cidade em si pode ser um agente educador, para explorar como esses diversos espaços, que incluem escolas, universidades, bibliotecas, centros comunitários, espaços ao ar livre, e qualquer local onde a aprendizagem ocorra influenciam e são influenciados pelos processos educativos e pedagógicos, destacando a importância de uma abordagem contextualizada e inclusiva na administração educacional. Pretende ainda discutir a forma como esses espaços são concebidos, geridos e vividos, reconhecendo as suas potencialidades e os seus desafios uma vez que a educação não acontece apenas dentro das paredes de uma sala de aula; ela está presente em todas as interações e ambientes que compõem o tecido social.
O programa integra quatro conferências plenárias: i) “O Espaço Público da Educação”, proferida por António Nóvoa (Professor Catedrático da Universidade de Lisboa); ii) “Onde as ilhas se tocam. A administração educacional em espaços de resistência”, por Nuno Fraga (Professor Auxiliar com Agregação da Universidade da Madeira); iii) “Espaço público da Educação e políticas educativas - das tensões aos desafios” por António Neto-Mendes (Professor Associado da Universidade de Aveiro), e iv) “Contextos de intervenção em Ciências da Educação: os lugares de ação no espaço público de educação”, por Sofia Silva (Professora Auxiliar Convidada da Universidade da Madeira).
O Colóquio incluirá ainda comunicações livres, um simpósio e debate, nos quais serão abordados temas como: as políticas públicas e a educação; as cidades educadoras e o espaço público da educação; a gestão democrática das escolas e o território educativo; a justiça social e a educação.
A participação no colóquio requer inscrição prévia, a ser realizada até dia 11 de fevereiro de 2025. Os interessados em participar com comunicação devem submeter as suas propostas até 15 de dezembro de 2024. As comunicações devem enquadrar-se numa das linhas de pesquisa do CIE-UMa: Administração Educacional; Currículo; Desenvolvimento Comunitário; Inovação Pedagógica.
Informação adicional, programa detalhado e inscrições, através do site do evento | Clique aqui para aceder à Galeria de Imagens.
Publication Date: 20/10/2025
World Osteoporosis Day - Espaço Saúde +Publication Date: 20/10/2025
Higher Professional Technical Courses 2025/2026 - Additional Application PeriodPublication Date: 20/10/2025
International Day Against Breast Cancer - Espaço Saúde +Publication Date: 19/10/2025
World Menopause Day 2025 - Espaço Saúde +Publication Date: 18/10/2025
World Food Day - Espaço Saúde +Publication Date: 16/10/2025
University of Madeira establishes cooperation agreement with Cuban universityPublication Date: 16/10/2025
CQM welcomes a new Assistant ResearcherPublication Date: 16/10/2025
Publication Date: 11/10/2024
Free Online MasterClass - Breaking into the Game IndustryPublication Date: 14/05/2021
Student's Day Race/UMa Corrida pela Vida 2023Publication Date: 17/03/2023
Scientific Literacy: Teaching, Learning and Everyday LifePublication Date: 25/02/2021
Seven UMa researchers in the top 2% of the world’s most citedPublication Date: 24/09/2024
Enrolment Renewal 2024/2025Publication Date: 07/08/2024
Access to Higher Education 2024Publication Date: 26/06/2024
Conference cycle “Comparatively”: Fifty years of teaching: factors of change and intergenerational dialoguesPublication Date: 05/08/2025