Disciplina: Bioquímica I

Área Científica:

Bioquímica

HORAS CONTACTO:

65 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Conhecer os fundamentos moleculares, composição e estrutura da vida, correlacionando-­as com as suas funções biológicas e fisiológicas.
2 - Compreender a organização e as características do metabolismo celular.
3 - Conhecimentos, aptidões e competências: Compreender os princípios que regem a composição, organização, função das biomoléculas e o seu papel no metabolismo e actividade vital dos seres vivos. Compreender os fundamentos moleculares, a organização, mecanismos, homeostasia e integridade do metabolismo celular. Aprofundar conhecimentos de forma autónoma. Disponibilidade para a aprendizagem contínua. Capacidade para demonstrar conhecimento e compreensão de conceitos, princípios e teorias, aplicando-os na resolução de problemas quantitativos e qualitativos. Aquisição de métodos de estudo e de trabalho em laboratório. Capacidade de obter e interpretar resultados científicos relevantes. Avaliar criticamente matérias com base científica e sentido ético.

Conteúdos / Programa:

1 - História da Bioquímica.
2 - Fundamentos moleculares da bioquímica. Elementos minerais e moléculas orgânicas simples (álcoois, aldeídos e acetonas, alcenos, alcanos, ácidos gordos e derivados, aminoácidos e aminas), grupos funcionais, reacções bio­orgânicas.
3 - Bioquímica da água e sistemas de tampões.
4 - Fundamentos da bioenergética celular. Princípios da termodinâmica e da bioenergética.
5 - Diversidade, estrutura e função dos glícidos.
6 - Metabolismo dos glícidos. Catabolismo. Principais vias metabólicas (glicólise, ciclo de Krebs). Respiração celular. Carga de energia celular, síntese e uso de energia. Anabolismo (via das pentoses monofosfatadas, gliconeogénses). Organização, integração e regulação.
7 - Diversidade, estrutura e função dos lípidos.
8 - Metabolismo dos lípidos. Introdução ao Catabolismo. Principais vias metabólicas (lipólise). Anabolismo (liponeogénese e síntese de derivados dos lípidos). Carga de energia celular, síntese e uso de energia. Organização, integração e regulação.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Kaplan Test Prep , 2017 , MCAT Biochemistry Review. , Kaplan Publishing, Ed. NY, USA
Rodwell, V.W., Bender, D.A., Botham, K.M., Kennely, P.J., Weil, P.A. , 2014 , Harpers Illustrated Biochemistry. 30th edition. , McGraw-Hill Education Europe
Nelson, D.L. e Cox, M.M. , 2017 , Lehninger. Principles of Biochemistry. 7th edition. , New York. W.H. Freeman and Company.
Hoffmann, A. and Clokie, S. Editors. , 2018 , Wilson and Walker's Principles and Techniques of Biochemistry and Molecular Biology. 8th edition. , Cambridge University Press

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
O processo de ensino/aprendizagem incide essencialmente no trabalho autónomo, apoiado em bibliografia e na pesquisa autónoma. As aulas teóricas baseiam-­se nos métodos expositivo (interpretativo/dialogado) e interrogativo com recurso ao quadro e apresentações informatizadas (inclui técnicas audiovisuais, como projeções de vídeos com animações de biomoléculas e/ou vias metabólicas). As aulas práticas consistem no planeamento e execução de trabalhos laboratoriais, baseados em bibliografia específica. A avaliação da UC resulta da nota ponderada das componentes: Teórica (média de 2 frequências), contribui em 50% para a nota final; ­Prática (avaliação de 3 relatórios), ­contribui em 30% para a nota final. Exame prático: contribui em 20% da nota final. A nota mínima para cada momento de avaliação é de 9,5 valores.

Regente da Disciplina:

Irene Gomes Câmara Camacho