Disciplina: Bioquímica II

Bioquímica

Conhecer as bases moleculares da vida, através análise da composição, estrutura e função das biomoléculas.

Compreender as características e organização do metabolismo celular, enquanto manifestação da vida.

Compreender os princípios da composição, organização, função das biomoléculas e o seu papel no metabolismo e actividade vital dos seres vivos.

Compreender os fundamentos, organização, mecanismos de regulação, homeostasia e integridade do metabolismo celular.

Adquirir métodos de estudo e de trabalho individual e em equipa.

Adquirir conhecimentos de forma autónoma, demonstrando disponibilidade para a aprendizagem contínua.

Demonstrar que possui conhecimentos factuais e específicos sobre conceitos, princípios e teorias da Bioquímica.

Demonstrar capacidade para interpretar resultados científicos e avaliar criticamente matérias com base científica e sentido ético.

Ser capaz de aplicar os conhecimentos na resolução de problemas quantitativos e qualitativos.

EDC:14730 - dll:1.0.5.1 - updated: 2020-01-21 06:56:49

Bioquímica II (Bioquímica Funcional) é uma disciplina básica do 1º Ciclo de Biologia que visa leccionar conteúdos teóricos relacionados com o metabolismo dos prótidos e das substâncias azotadas, incluindo os seguintes tópicos e componentes lectivas:

Introdução;

Metabolismo dos prótidos;

Metabolismo das outras substâncias azotadas;

Avaliação dos conteúdos teóricos;

Práticas laboratoriais;

Análise de dados e elaboração do caderno laboratorial / relatório;

Avaliação dos conteúdos práticos.

EDC:14730 - dll:1.0.5.1 - updated: 2020-01-21 06:56:49

QUINTAS, A., PONCES FREIRE, A., HALPERN, M.J. (2008). Bioquímica. Organização molecular da Vida. Lidel, Lisboa.

BUCHANAN, B.B., GRUISSEM, W., JONES, R.J. (2000). Biochemistry and Molecular Biology of Plants. American Society of Plant Physiologists, Pub., Rockville.

LEHNINGER A.L. (2000). Biochemistry. Principles of Biochemistry. Worth Publishers, Inc. New York. 3 Vol.

GARRETT, R. H. & GRISHAM, C. H. M. (1999) Biochemistry. 2th Ed. Saunders Col. Publ. Fort Horth.

EDC:14730 - dll:1.0.5.1 - updated: 2020-01-21 06:56:49

A UC compreende aulas teóricas (T) e práticas (PL). A leccionação é acompanhada da projecção de conteúdos da especialidade. A discussão de aspectos específicos dos conteúdos teóricos é promovida. Aos alunos é atribuído um tema de pesquisa para trabalho individual, devendo ser elaborado 1 relatório para avaliação. As PL envolvem a execução de um conjunto de protocolos, que a demonstração e estudo de alguns aspectos do metabolismo celular e dos tópicos abordados nas T. Os trabalhos experimentais das PL são realizados em grupo. A avaliação envolve:

a) Teste escrito, avaliação individual dos conhecimentos e competências adquiridos (35+5% da nota);

b) Desempenho dos alunos em ambiente laboratorial, com a avaliação contínua da capacidade de planeamento e execução do trabalho (25% da nota);

c) Caderno de laboratório e relatório escrito sobre o trabalho prático, que deve incluir a apresentação sistematizada da informação específica, o tratamento de dados e análise e interpretação de resultados, com avaliação da qualidade do trabalho e da capacidade de aquisição e sistematização critica, de informação específica e a sua comunicação escrita (35% da nota).