Disciplina: Química Geral

Área Científica:

Química

HORAS CONTACTO:

72 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1  - Dotar o estudante de conhecimentos e de capacidades que lhe permitam compreender os fenómenos químicos que estão na base da Química e da Bioquímica;
2  - O estudante deve adquirir e consolidar os conhecimentos e princípios químicos fundamentais para entender a transformação da matéria, estrutura, ligação e propriedades físicas e químicas dos átomos, das moléculas e dos materiais;
3  - Desenvolver capacidades para abordar os problemas relacionados com a química e os materiais. Encontrar processos para a resolução de exercícios através de uma correta equação e definição dos passos intermediários do problema;
4  - O estudante deve adquirir competências que permitam relacionar a matéria aprendida na componente teórica e teórico-prática e explicar alguns dos fenómenos químicos mais comuns do dia-a-dia.
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Conteúdos / Programa:

1  - Introdução à química (Revisão de conceitos básicos; Nomenclatura de compostos inorgânicos; Reacções químicas);
2  - Estrutura atómica e molecular (Teoria quântica e estrutura electrónica dos átomos; Configuração electrónica dos átomos e periodicidade; Ligação química e estrutura molecular);
3  - Forças intermoleculares e estados físicos da matéria (Tipos de interacções intermoleculares; O estado liquido e suas propriedades; O estado sólido e suas propriedades; Equilíbrio entre fases; Soluções e suas propriedades);
4  - Cinética química (Velocidade de uma reacção química; Equações cinéticas; Teoria das colisões; Mecanismos reaccionais; Catálise);
5  - Equilíbrio químico (Conceitos gerais; Equilíbrio ácido-base; Equilíbrio de solubilidade; Equilíbrio de oxidação-redução; Entropia; Energia de Gibbs e equilíbrio);
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Bibliografia / Fontes de Informação:

Alton J. Banks , 2011 , Student Solutions Manual for Chemistry and Chemical Reactivity , Cengage Learning

John C. Kotz, Paul M. Treichel, John Townsend , 2012 , Chemistry and Chemical Reactivity , Cengage Learning

Raymond Chang , 2006 , Student Solutions Manual to accompany Chemistry , McGraw­Hill

Raymond Chang , 2009 , Chemistry , McGraw-Hill

Raymond Chang, Kenneth Goldsby , 2001 , Química , McGraw-Hill

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Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A unidade curricular tem uma componente teórica com 48 horas de contacto e uma componente teórico-prática com 24 horas de contacto. A componente teórica é preparada como aulas de exposição acompanhadas quer pela projecção de diapositivos (PowerPoint) quer usando o quadro, seguindo o programa previsto. As aulas teórico-práticas foram planeadas para resolver e discutir um vasto conjunto de exercícios contidos uma Sebenta de Exercícios elaborada e fornecida aos alunos no inicio da leccionação da unidade curricular. A avaliação desta Unidade Curricular consiste em dois testes escritos (cada um peso de 50%), com a possibilidade de substituir um deles na Época Complementar.
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Regente da Disciplina:

Nereida Maria Abano Cordeiro