Disciplina: Química Geral II

Área Científica:

Química

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Com esta unidade curricular pretende-se dotar o estudante de conhecimentos e de capacidades que lhe permita:
1.1 - Possuir bases químicas a desenvolver em matérias lecionadas posteriormente;
1.2 - Reconhecer e utilizar teorias e conceitos, analisar e resumir a informação;
1.3 - Ganhar experiência na resolução de problemas, na aplicação do pensamento crítico e do raciocínio analítico;
1.4 - Compreender e utilizar os conhecimentos adquiridos e transmiti-los adequadamente;
1.5 - Desenvolver as competências adequadas para ser autónomo e saber avaliar o auto-desempenho.

Conteúdos / Programa:

1 - Propriedades de soluções;
2 - Introdução ao equilíbrio químico;
3 - Ácidos e Bases;
4 - Equilíbrio ácido-base;
5 - Precipitação e solubilidade de sais;
6 - Solubilidade e produto de solubilidade;
7 - Reações de oxidação-redução;
8 - Equilíbrio de óxido-redução;
9 - Iões complexos e complexometria;
10 - Cinética química;
11 - Entropia energia de Gibbs e equilíbrio.

Bibliografia / Fontes de Informação:

John C. Kotz, Paul M. Treichel, John Townsend , 2012 , Chemistry and Chemical Reactivity , Cengage Learning
Raymond Chang , 2012 , Chemistry , McGraw-Hill
Skoog, D.A., West, D.M., Holler, F.J. , 2014 , Fundamentals of analytical chemistry , New York.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A unidade curricular tem uma componente teórica de 32 horas de contacto e uma componente teórico-prática de 32 horas de contacto. A componente teórica é preparada como aulas de exposição, onde é ensinada a matéria do programa, com recurso a projeção de diapositivos (PowerPoint) e ao quadro. As aulas teórico-práticas destinam-se a aprofundar os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas e são planeadas, para resolver e discutir, um vasto conjunto de exercícios contidos uma Sebenta de Exercícios elaborada e fornecida aos estudantes no início da lecionação da unidade curricular. Nesta unidade curricular o estudante terá um papel ativo no processo de aquisição do conhecimento, uma vez que vai ser solicitada a sua participação durante as aulas para a análise e resolução de problemas (Active-learning). A avaliação desta unidade curricular consiste em dois testes escritos (cada um peso de 50%), com a possibilidade de substituir um dos testes teóricos na Época Complementar.

Regente da Disciplina:

Nereida Maria Abano Cordeiro