Disciplina: Informática e Análise de Dados

Área Científica:

Matemática

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Fornecer aos alunos conhecimentos básicos de análise exploratória de dados, que lhes permitam ler ou consultar estudos que utilizem estatística, preparar informação ou elaborar estudos, na sua futura atividade profissional.
2 - Munir os alunos de conhecimentos informáticos que lhes serão úteis na realização de trabalhos académicos e na sua futura atividade profissional.
3 - Aplicar um software estatístico (e.g., SPSS, Stata, R, bibliotecas do Python) para realizar análise estatística descritiva, manipulação de dados e visualizações gráficas.
4 - Utilizar um software de folha de cálculo (e.g., Microsoft Excel, Apple Numbers) para introdução de dados, cálculos básicos e análise preliminar de dados.
5 - Utilizar um software de processamento de texto (e.g., Microsoft Word, Apple Pages, LaTeX) para criar e editar relatórios científicos.
6 - Elaborar diapositivos para apresentação de conteúdo técnico e científico utilizando um software de apresentação (e.g., Microsoft PowerPoint, Keynote, LaTeX).

Conteúdos / Programa:

1 - Estatística Descritiva com Software Estatístico.
1.1 - Introdução à Estatística Descritiva.
1.2 - Introdução a um Software Estatístico (e.g. SPSS, Stata, R, bibliotecas do Python).
1.3 - Distribuições de Frequência. Exploração e Resumo de Dados. Visualização Básica de Dados.
2 - Gestão e Análise de Dados com Software de Folha de Cálculo.
2.1 - Introdução a um Software de Folha de Cálculo (e.g., Microsoft Excel, Apple Numbers).
2.2 - Formatação e Manipulação de Células.
2.3 - Fórmulas e Funções.
2.4 - Referências Relativas, Absolutas e Mistas.
2.5 - Tabelas e Gráficos.
3 - Escrita de Relatórios Científicos com Software de Processamento de Texto.
3.1 - Introdução a um Software de Processamento de Texto (e.g., Microsoft Word, Apple Pages, LaTeX)
3.2 - Formatação de Texto.
3.3 - Inserção de Dados, Tabelas, Gráficos e Equações.
3.4 - Índices, Citações e Referências.
4 - Apresentação de Resultados Científicos com Software de Apresentação.
4.1 - Introdução a um Software de Apresentação (e.g., Microsoft PowerPoint, Keynote, Beamer).
4.2 - Criação de Diapositivos com Conteúdo Técnico.
4.3 - Inserção de Tabelas, Gráficos e Equações.

Bibliografia / Fontes de Informação:

A. M. Abreu , 2022 , R. Um Mundo por Descobrir , Lisbon International Press
A. Afonso, C. Nunes , 2011 , Estatística e Probabilidades - Aplicações e Soluções em SPSS , Escolar Editora
P. Bruce, A. Bruce, P. Gedeck , 2020 , Practical Statistics for Data Scientists: 50+ Essential Concepts Using R and Python , O'Reilly
P. Dalgaard , 2008 , Introductory Statistics with R , Springer
L. C. Hamilton , 2009 , Statistics with Stata , Cengage Learning
S. Kottwitz , 2021 , LaTeX Beginner's Guide , Packt Publishing
J. Lambert , 2023 , Microsoft Office Step By Step (Office 2021 And Microsoft 365) , Pearson Education (US)
J. Lambert , 2023 , Word Step By Step (Office 2021 And Microsoft 365) , Pearson Education (US)
J. Marôco , 2014 , Análise Estatística com o SPSS Statistics , Report Number
M. Mendes, J. A. Almeida , 2005 , Preparação de Textos Científicos Usando LaTeX , Edições Sílabo
L. S. Rodrigues , 2011 , Utilização do Excel 2010 para a Economia & Gestão , FCA- Editora de Informática
A. C. Pedrosa, S. M. A. Gama , 2016 , Introdução Computacional à Probabilidade e Estatística com Excel , Porto Editora
M. Pereira, H. Piairo , 2012 , Introdução à Estatística - Em R e SPSS , Chiado Books
D. D. Pestana, S. F. Velosa , 2010 , Introdução à Probabilidade e à Estatística , Fundação Calouste Gulbenkian
M. H. Pestana, J. N. Gageiro , 2000 , Análise de Dados para Ciências Sociais: a Complementaridade do SPSS , Sílabo
C. R. Shabab, M. Barrow , 2024 , Statistics for Economics, Accounting and Business Studies , Pearson
M. D. Ugarte, A. F. Militino, A. T. Arnholt , 2016 , Probability and Statistics with R , CRC Press

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Metodologias de Ensino: As aulas incluem momentos expositivos, dedicados à introdução dos temas estudados, e outros de natureza prática em que os alunos resolvem os exercícios/problemas propostos. Método de avaliação: A avaliação é feita através de um dos dois seguintes conjuntos de elementos de avaliação (a determinar pelo docente responsável pela disciplina no início do semestre): (i) Duas provas práticas, tendo cada uma o peso de 50 %; (ii) Uma prova prática e dois trabalhos. A prova prática (50%) é relativa à Estatística Descritiva com a utilização do software estatístico e de folhas de cálculo, e os trabalhos correspondem a utilização de software de folhas de cálculo, de processamento de texto e de apresentação (50%).