Disciplina: Bioestatística

Área Científica:

Matemática

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

O1 - Estimular a capacidade para interpretar a informação estatística, quer a de carácter geral, quer a mais específica da área.
O2 - Proporcionar a aprendizagem de algumas técnicas tradicionais usadas na inferência estatística através da resolução de problemas usando intervalos de confiança e testes de hipóteses.
O3 - Lidar com situações em que o uso da estatística paramétrica não é adequada.

Conteúdos / Programa:

P1 - Estatística descritiva: tabelas de frequências, representação gráfica dos dados, medidas de localização e de dispersão.
P2 - Conceitos básicos de teoria da probabilidade.
P3 - Modelos Estatísticos: Distribuições de probabilidade para variáveis discretas. As variáveis aleatórias binomial e de Poisson. Distribuições de probabilidade para variáveis contínuas. As variáveis aleatórias normal, t de Student, qui-quadrado e F.
P4 - Inferência Estatística: Intervalos de confiança para uma proporção, para o valor médio e para a variância. Intervalos de confiança para a diferença de duas proporções, diferença de valores médios e quociente de variâncias.
P5 - Testes de hipóteses paramétricos: Testes para uma proporção, para um valor médio e para uma variância. Testes a duas proporções, a dois valores médios e a duas variâncias.
P6 - Testes não paramétricos: teste de ajustamento do qui-quadrado, teste de independência e teste de homogeneidade.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Dennis, B. , 2013 , The R Student Companion , CRC Press, Taylor & Francis Group
Everitt, B.S. , 1977 , The Analysis of Contingency Tables , Wiley
Pestana, D. e Velosa, S. , 2002, , Introdução à Probabilidade e à Estatística , Fundação Calouste Gulbenkian
Reis, E., Melo, P., Andrade, R. e Calapez, T. , 1997 , Estatística Aplicada , Edições Sílabo
Torgo, L. , 2009 , A Linguagem R. Programação para a análise de dados , Escolar Editora
Triola, M.F. , 1997 , Elementary Statistics (Seventh Edition) , Addison-Wesley
Zar, J.H. , 1999, , Biostatistical Analysis , Pearson Prentice Hall

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
M1. As aulas teóricas são do tipo expositivo (recorrendo ao computador e ao projetor), embora os alunos possam intervir sempre que precisarem. M2. As aulas teórico-práticas destinam-se essencialmente à resolução dos exercícios propostos, recorrendo à calculadora e a softwares estatísticos, em especial ao R e ao SPSS. M3. Na época normal, a avaliação é realizada através de duas frequências, cada uma delas com uma ponderação de 50% na nota final. Em caso de insucesso, qualquer das frequências pode ser recuperada na época de recurso.