Disciplina: Introdução à Empresa

Área Científica:

Gestão

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - O estudante deverá desenvolver uma perspetiva genérica sobre a gestão, o gestor, a empresa e a relação deste com o meio envolvente, baseada numa abordagem sistémica dos fenómenos socioeconómicos.
2 - O estudante deverá compreender e diferenciar as múltiplas dimensões que envolvem a atividade empresarial, nomeadamente, a dimensão científica, sociocultural e ética.
3 - O estudante deverá ser capaz de analisar, diferenciar e compreender os conteúdos das funções estruturantes da gestão (planeamento, organização, direção e controlo) e os seus impactos na atividade empresarial.
4 - O estudante deverá ser capaz de reconhecer, selecionar e manusear algumas ferramentas, decorrentes das funções da gestão, para alcançar os objetivos empresariais.

Conteúdos / Programa:

1 - A gestão, o gestor, a empresa e a envolvente
2 - Planeamento e processo de tomada de decisão
3 - Organização
4 - Direção
5 - Controlo
6 - Alguns temas organizacionais contemporâneos

Bibliografia / Fontes de Informação:

BORGES, A., RODRIGUES, A. e MORGADO, J. , 2004 , Contabilidade e Finanças para a Gestão , Áreas Editora, 2ª Edição.
CARVALHO, José , 2009 , Gestão de Empresas ? Princípios Fundamentais , Edições Sílabo
DONNELLY, J, GIBSON, J., IVANCEVICH, J. , 2000 , Administração ? Princípios de Gestão Empresarial , McGraw Hill
LISBOA, J., COELHO, Arnaldo e ALMEIDA, F. , 2011 ,  Introdução à Gestão das Organizações , Vida Económica.
MINTZBERG, Henry  , 2005 , Gestores, não MBA?s , Dom Quixote
RODRIGUES, Ricardo Fabrício , 2008 , Recursos e Organizações , ALS
RODRIGUES, Ricardo Fabrício , 2010 ,  Empresarialização: a lógica da gestão como modelo de organização da sociedade , SOCIUS
SANTOS, António J. Robalo , 2008 , Gestão Estratégica. Conceitos, modelos e instrumentos , Escolar Editora.
SOUSA, António , 1997 , Introdução à Gestão. Uma abordagem sistémica , Verbo

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A unidade curricular (UC) compõe-se de aulas teóricas (AT) e teóricopráticas (ATP). A plataforma teórica da UC é apresentada e discutida com participação ativa dos alunos, nas aulas teóricopráticas são discutidos casos e resolvidos exercícios. Na avaliação periódica os alunos terão que denotar habilidades de análise, síntese, interpretação, pensamento crítico, resolução de problemas e tomada de decisão. Realizam-se 2 frequências (escolha múltipla) com igual ponderação na nota final. Em ambas a nota mínima é 8 valores. Os alunos com média final igual ou superior a 9,5 valores serão aprovados. Qualquer das frequências pode recuperar-se em época de recurso embora no máximo de 1. Os alunos que forem excluídos ou faltado aos 2 momentos da avaliação da época normal ou tenham obtido 2 notas inferiores à nota mínima, reprovam. Os trabalhadores estudantes podem recuperar 100% da classificação final no exame das épocas recurso/especial. A melhoria de nota engloba todos os conteúdos do programa.