Disciplina: Marketing I

Área Científica:

Gestão

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - O objetivo desta Unidade Curricular (UC) é o de dar a conhecer os principais conceitos de Marketing. Pretende-se que os alunos sejam capazes de compreender o contexto operacional das teorias de marketing, o ambiente da organização que influencia as decisões estratégicas e do marketing mix, avaliar os elementos do composto de marketing (marketing mix) e a sua ligação com os resultados da análise da envolvente. Os alunos desenvolverão algumas das principais capacidades analíticas, de planeamento e de implementação das ferramentas necessárias para solucionar com pertinência e eficácia problemas ligados ao conteúdo programático.

Conteúdos / Programa:

1 - Importância e Abrangência do Marketing
1.1 - Conceitos Fundamentais
1.2 - Processo de Marketing
2 - O Ambiente de Marketing da Organização e Informação
2.1 - O Micro Ambiente
2.2 - O Macro Ambiente
2.3 - Gestão da Informação de Marketing
3 - O Marketing Mix
3.1 - Decisões sobre os Produtos e Serviços e Marca
3.2 - Importância e Desenvolvimento da Marca
3.3 - Ações de Preço - Perceção do Valor
3.4 - Estratégias de Preço
3.5 - Canais de Distribuição - Distribuição de Valor
3.6 - Logística e Retalho
3.7 - Comunicar o Valor para o Cliente, Comunicação Integrada
3.8 - Publicidade e Relações publicas
3.9 - Promoção e Vendas
3.10 - Marketing Direto e Digital

Bibliografia / Fontes de Informação:

Chaffey, D. & Ellis-Chadwick, F. , 2012 , Digital Marketing: Strategy, Implementation and Practice (5th Ed.) , Pearson Education Limited.
Fisk; Grove; John. , 2014 , Services Marketing, International Edition, 4th Edition , Cengage Learning;
Jobber, D; Ellis-Chadwick, F. , 2012 , Principles and Practice of Marketing, 7th Edition. , McGraw-Hill
Kolb, B , 2016 , Marketing Strategy for the Creative and Cultural Industries. , Taylor & Francis Group;
Kotler, P. & Armstrong, G. , 2016 , Principles of Marketing, Global Edition, 16/E. , Pearson Education
Kotler, P. & Keller, K., , 2016 , Marketing Management, Global Edition, 15/E , Pearson Education
Lacobucci , 2014 , Marketing Management , Cengage Learning
Wilson, A.; Zeithaml, V.; Bitner, M.; Gremler, D , 2012 , Services Marketing: Integrating Customer Focus Across The Firm, 2nd Edition. , McGraw-Hill Education

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Os alunos são orientados e estimulados a relacionar os conteúdos programáticos abordados em aulas teóricas (onde se apresenta e discute os princípios teóricos do programa) e em aulas teóricas-praticas (nas quais se discute casos e problemas, onde os alunos terão a oportunidade de utilizar os conceitos, ideias e estratégias apresentadas na aula). A avaliação é composta por dois elementos: dois testes escritos (50% + 50%), ambos com nota mínima de 8,00 valores. Época recurso: exame global com a ponderação de 100%.