Disciplina: Gestão Internacional

Área Científica:

Gestão

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - A unidade curricular aborda todo o processo de internacionalização empresarial, identificando objetivos, estratégias e políticas que sustentam todo o comportamento das empresas que contribuem para a globalização.

Conteúdos / Programa:

1 - Parte 1. Introdução
1.1 - Definição e as dimensões da internacionalização
1.2 - O ambiente internacional e a globalização
1.3 - Motivação para a internacionalização
2 - Parte 2. O processo de internacionalização
2.1 - Segmentação internacional
2.2 - Posicionamento internacional
2.3 - Formas de operação nos mercados
3 - Parte 3. Gestão internacional dos recursos humanos
3.1 - Políticas de organização
3.2 - Recrutamento e gestão das carreiras
3.3 - Deslocalização e localização
4 - Parte 4. Mercados e sistemas financeiros internacionais
4.1 - As flutuações monetárias
4.2 - Financiamento
4.3 - Estrutura de capital
5 - Parte 5. As teorias da internacionalização
5.1 - Teorias do comércio internacional
5.2 - Teoria do ciclo de vida do produto
5.3 - Teorias baseadas no comportamento e na gestão de empresas
5.4 - Teorias da imperfeição dos mercados e organização industrial
5.5 - Abordagens dinâmicas da internacionalização
6 - Parte 6. Tendências da Internacionalização
6.1 - A internet
6.2 - A responsabilidade social
6.3 - Cenários futuros

Bibliografia / Fontes de Informação:

Lassere, P. , 2013 , Global Strategic Management , ,Palgrave Mcmillan
Albaum,G. and Duerr,E , 2008 , International Marketing and Export Management , Prentice Hall
Costa , Lorga , 2003 , Internacionalização e Redes de Empresas , Verbo

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Os alunos são submetidos ao regime de avaliação contínua onde serão avaliados pela assistência obrigatória às aulas teóricas, pelos quatro trabalhos que irão apresentar nas aulas práticas e por uma apresentação no final do semestre de um relatório sobre a atividade da empresa estudada. Avaliação época normal: Os alunos são sujeitos de avaliação contínua onde serão avaliados pela assistência às aulas teóricas de base (ver mapa de aulas) e pelos quatro trabalhos que irão apresentar nas aulas práticas com um peso de 15% para cada um. Depois terão um trabalho de final de semestre com um peso de 40% da nota final. Avaliação época de recurso: Não aplicável

Regente da Disciplina:

Ricardo Jorge Castro de Correia