Disciplina: Investigação Operacional

Área Científica:

Matemática

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

O1 - Conhecer os princípios fundamentais necessários à compreensão e formulação de diversos problemas de otimização abordados na unidade curricular.
O2 - Ser capaz de utilizar um software generalista (solver do Excel) para calcular soluções ótimas de problemas de programação linear, bem como ter a capacidade de fornecer recomendações baseadas nas soluções obtidas e na análise de sensibilidade e pós-otimização.
O3 - Estar apto para identificar problemas passíveis de ser modelados usando redes e saber usar as metodologias adequadas para a resolução dos mesmos.
O4 - Ser capaz de desenhar uma rede representativa de um projeto, saber identificar as suas atividades críticas e folgas temporais, saber fazer uma análise económica, bem como saber gerir a alocação de recursos necessários ao longo da sua execução.

Conteúdos / Programa:

C1 - Introdução à investigação operacional.
C2 - Programação linear: formulação de problemas em programação linear; o método do Simplex; dualidade em programação linear; interpretação económica; análise de sensibilidade e pós-otimização; exemplos de resolução de problemas usando software de otimização (solver do Excel).
C3 - Modelos em redes: o problema do caminho mais curto; o problema da árvore de suporte de custo mínimo; problemas de fluxo máximo; problemas de fluxo máximo de custo mínimo; exemplos.
C4 - Gestão de projetos: representação em redes ANA e ANN; o método do PERT/CPM; faseamento temporal de atividades: análise de sensibilidade; o cronograma PERT/CPM; programação com recursos; programação custo-tempo: análise económica.

Bibliografia / Fontes de Informação:

H. A. Taha , 2010 , Operations Research: An Introduction , Pearson
M. S. Bazaraa, J. J. Jarvis, H. D. Sherali , 2010 , Linear Programming and Network Flows , Wiley
M. M. Hill, M. M. Santos , 2015 , Investigação Operacional , Edições Sílabo
W. L. Winston , 2004 , Operations Research: Applications and Algorithms , Tomson Brooks/Cole

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Aulas expositivas e participativas, com resolução de fichas de exercícios. Resolução de alguns exercícios usando software computacional (solver do Excel). Incentivo para o auto-estudo e pesquisa com resolução de problemas fora da sala de aulas. A avaliação é constituída por duas frequências obrigatórias, realizados ao longo do semestre. Cada frequência tem um peso de 50% para a nota final.

Regente da Disciplina:

Paulo Sérgio Abreu Freitas