Disciplina: Fotografia

Área Científica:

Multimédia

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Nesta unidade curricular são transmitidos conhecimentos técnicos da prática fotográfica, nomeadamente o correcto manuseamento dos equipamentos e domínio da luz, e dos diversos materiais de estúdio e de laboratório, assim como conhecimentos sobre a história da técnica e da linguagem fotográfica. Com estes conhecimentos o aluno deverá: - Compreender a especificidade do meio fotográfico enquanto instrumento de registo e de expressão artística. - Revelar competências práticas em torno da fotografia enquanto meio visual.

Conteúdos / Programa:

1 - História da técnica e da linguagem fotográfica.
2 - A linguagem fotográfica. Enquadramento e composição.
3 - Especificidades técnicas da câmara fotográfica: Tipologias e características. Controlo manual da exposição fotográfica. Analógico vs. digital. Formatos fotográficos. Profundidade de campo. Lentes e objetivas. Distância focal. ISO.
4 - Especificidades técnicas da luz: luz natural e artificial. Iluminação de estúdio. Temperatura de cor.
5 - Prática laboratorial de fotografia fotoquímica: Processo de revelação (preto e branco), lavagem e secagem. Filtros e papéis fotográficos. A prova de contacto.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Barthes Roland , 1989 , A Câmara Clara , Edições 70
Bauret, Gabriel , 2000 , A Fotografia , Edições 70
Butkowsk, Joel & Van Kempem, Andra , 1993 , Using Digital Cameras, A comprensive Guide to Digital Image Cap , BPI Communications
Debois, Philippe , 1992 , O Acto Fotográfico , Vega
Langford, Michael , 2003 , Fotografia Básica , Dinalivro
Mah, Sérgio , 2003 , A Fotografia e o Privilégio de um Olhar Moderno , Edições Colibri
Sougez, Marie-Loup , 1986 , História da Fotografia , Dinalivro
Shore, Stephen , 2001 , The Nature of Photography , Phaidon Press
Sontag, Susan , 2007 , Ensaios Sobre Fotografia , Publicações D. Quixote

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Aulas de carácter expositivo (apresentação de conteúdos teóricos) e aulas de carácter demonstrativo (demonstração e manuseamento do equipamento, realização de exercícios técnicos e expressivos e prática laboratorial). Avaliação contínua: acompanhamento pedagógico e didáctico individualizado e balanço no final de cada exercício aplicado. Avaliação periódica: propostas de trabalho/exercícios: análise do faseamento dos trabalhos. Experimentação técnica e formal. Elementos de avaliação: Avaliação contínua (10%). Avaliação periódica: Portfolio Técnico (20%); Portfolio Artístico (30%); Portfolio de Autor (40%).

Regente da Disciplina:

João Miguel Correia Gonçalves