Disciplina: Laboratório de Artes Visuais IV

Área Científica:

Arte

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

8 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Esta unidade curricular visa proporcionar, em primeiro lugar, um aprofundamento do âmbito audiovisual de criação, e em segundo uma introdução à animação, num contexto de produção profissional, dirigidos às propostas desenvolvidas pelos alunos. A unidade curricular também pretende motivar o aluno a trabalhar em equipa para a construção de um vídeo. No final da aprendizagem o aluno deve:
2 - - Conhecer as produções atuais na área do audiovisual no contexto artístico.
3 - - Compreender os fundamentos da animação e as suas diferentes técnicas.
4 - - Aplicar de forma criativa e articulada as diversas linguagens da animação expressas nos resultados dos trabalhos práticos.
5 - - Revelar entendimentos técnicos no âmbito da realização, pós-produção e masterização audiovisual.

Conteúdos / Programa:

1 - Linguagem e narrativa audiovisual (pré-produção).
2 - Procedimentos de realização, interpretação e fotografia (produção).
3 - Exemplos de cinema de autor e de vídeo experimental contemporâneo.
4 - Fundamentos do som. Características, edição, mistura e produção.
5 - Exemplos de cinema de animação (histórico e independente).
6 - Animação: características e processos.
7 - Técnicas da animação: stop-motion, pixilição, claymation, cut-out, rotoscopia e desenho animado.
8 - Pós-produção, masterização audiovisual e aplicação de programas digitais de animação.

Bibliografia / Fontes de Informação:

M FURNISS , 2008 , "The Animation Bible" , Laurence King Publishing
M. Chion , 2011 , A Audiovisão - Som e Imagem no Cinema , Edições Texto & Grafia
F. FERNÁNDEZ, J. MARTíNEZ , 2008 , Manual básico de lenguaje y narrativa audiovisual , Paidós
R. Beauchamp , 2005 , Designing Sound For Animation. , Elsevier
G. Bendazzi , 2003 , Cartoons: 110 Años de cine de animación , Ocho y Medio
M. Andrew , 2006 , A history of videoart , Berg
T. Melvyn , 2011 , Stop-motion animation , Apple

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Método expositivo e método demonstrativo relativos aos múltiplos aspetos, quer plásticos, quer técnicos, da disciplina. Metodologia de experimentação prática. Neste âmbito, serão fornecidos os conhecimentos básicos das técnicas e materiais inerentes à prática do vídeo e da animação, nos seus diversos contextos, e o visionamento de material exemplificativo, proporcionando ao aluno: - exercícios e propostas de trabalho que conduzam à experimentação das temáticas enunciadas no programa. - incentivo à pesquisa sobre as matérias em estudo, com recurso a recomendações bibliográficas em áreas específicas. Avaliação contínua: acompanhamento pedagógico e didáctico individualizado e balanço no final de cada proposta de trabalho. Avaliação periódica: propostas de trabalho/exercícios: análise do faseamento dos trabalhos, pesquisas e experimentação. Nenhum elemento pode ter uma ponderação superior a 50%.

Regente da Disciplina:

Pau Pascual Galbis