Disciplina: Projeto em Artes Visuais II

Área Científica:

Arte

HORAS CONTACTO:

96 Horas

NÚMERO DE ECTS:

10 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - A unidade curricular prepara o aluno para a produção de um projecto artístico contextualizado no meio circundante, aproximando-o à comunidade envolvente com contribuições que problematizam a actualidade através de uma pesquisa aprofundada.
2 - O programa de trabalhos convoca e articula conhecimentos de cariz conceptual, tecnológico e metodológico, adquiridos ao longo do curso organizando as fases de um projecto, desde a concepção, viabilização e recepção, repensando os processos criativos, desde a ideia aos recursos técnicos e condicionantes de execução e materialização, seleccionando os meios adequadas e explorando relações entre arte, sociologia, filosofia, ciência e tecnologia, orientando uma prática de gestão, planeamento e exequibilidade, fomentando o diálogo, interpretação e expressão individual e colectiva implicados no processo, atingindo gradualmente um discurso artístico pessoal e autónomo, considerando opções e ensaios, tendo em vista a complexidade do objecto artístico.

Conteúdos / Programa:

1 - Desenvolver um Projecto Artístico individual ou colectivo; portfólio gráfico/digital, referencial teórico; orientação do projecto expositivo ou intervenção/demonstração em aula.
2 - Metodologia do projecto artístico: articulação entre as vivências pessoais e o conhecimento da realidade circundante; criatividade e processos de criação.
3 - Visualização das ideias: estudos prévios; argumentação fundamentada; prática do debate; eficácia dos modos de apresentação dos projectos.
4 - Aplicação das tecnologias: pesquisa de meios específicos para as soluções exigidas pelos projectos individuais; funcionamento dos diferentes dispositivos na materialização do projecto artístico.
5 - Arte, meios e espaços de produção (arte e contexto).
6 - Meios e linguagens artísticas: confluência e hibridação; instalação como híbrido.
7 - Arte, fruição e sociedade.
8 - Autoria individual/colectivo: diluição, anonimato, o autor enquanto produtor.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Benjamin, Walter , 1992 , Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política , Relógio d?água
Cook, Sarah; Graham, Beryl; Dietz, Steve , 2010 , Rethinking Curating Art after New Media , MIT Press
Leavy, Patricia , 2009 , Method meets Art: Arts-based Research Practice , The Guilfodf Press
López Pérez, Ricardo , 1995 , Desarrollos conceptuales y operacionales acerca de la creatividad , Universidad Central, Escuela de Ciencias de la Educación
Nollert, Angelika; Rogoff, Irit Rogoff, et Al , 2006 , A.C.A.D.E.M.Y: Visual essays , Revolver Verlag
Satori, Giovanni , 2002 , Homo Videns, La Sociedad Teledirigida , Santillana Ediciones Generales
Taylor, Fig , 2013 , Cómo crear un portfolio y adentrarse en el mundo profesional, Guía de orientación para creativos , Gustavo Gili

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Será utilizado um método expositivo (dedutivo e indutivo), conjugado com a interrogação, o diálogo, e fomentando a pesquisa em arte. Ao longo do semestre o acompanhamento tutorial basear-se-á em métodos de argumentação e debate para a consolidação de conteúdos, estimulando o espírito crítico e o raciocínio lógico. Será utilizado método demonstrativo em adequação às práticas específicas (projeto pessoal). A avaliação será periódica e contínua com base na apresentação de portfólio, sinopse, estudos, ensaios, memória descritiva, relatórios e referencial teórico para o projeto. A avaliação é contínua e supõe assiduidade, pontualidade e participação em aula. Sessão de pré-avaliação (natureza qualitativa) Diário de ateliê (registos, notas, artigos, vídeos, fotografias, descobertas); Trabalho de investigação/referencial teórico; Projeto artístico e dossiê; relatório do projeto selecionado. Avaliação Contínua: 10%. Avaliação Periódica: Ensaios: 20%; Proposta Artística: 30%; Projeto final: 40%.